O projeto Baldinho Verde, desenvolvido para trocar resíduos orgânicos por hortaliça, composto ou biofertilizante, tem sido sucesso em Santo André. Tanto que, a pedido dos moradores, a iniciativa foi ampliada e agora também acontece de segunda-feira, além das quintas-feiras.
>>mais notícias: Santo André
As trocas são realizadas atualmente no Quintal Verde da Vila Guiomar, espaço idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), e aberto em abril deste ano. O equipamento nasceu com o propósito de estimular práticas ligadas à compostagem e que contribuem para a sustentabilidade.
Em apenas três meses, mais de 3 toneladas de resíduos foram recebidas e processadas, transformando-se em composto orgânico. Essa quantidade envolve materiais de feiras livres da região e dos participantes do projeto. Por meio do Baldinho Verde, quase 1.500 quilos de resíduos saíram das mãos dos participantes. Ao todo, há cerca de 90 pessoas cadastradas.
“O Baldinho, nos primeiros dias, tinha em torno de 10 pessoas participando e apenas 20 quilos arrecadados. Com poucos meses, a gente começou a ver que vinham 45 pessoas por dia, com trocas que registraram 150 quilos de resíduos”, declarou Solange Dias de Araujo, coordenadora do Quintal Verde.

Quando não preservados corretamente ou congelados, os resíduos acabam estragando em uma semana, tornando-se inutilizáveis para o processo de compostagem.
O projeto está alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem como um dos seus principais objetivos diminuir a geração de resíduos, ampliar o reaproveitamento de materiais e, consequentemente, reduzir o impacto no meio ambiente.
“Realizo as trocas desde quando o projeto começou. Passei a juntar cada vez mais resíduos para contribuir mais, pois acredito que é uma iniciativa muito benéfica para o meio ambiente. Quero trocar sempre”, comentou animada Maria Aparecida de Oliveira, que reside na Vila Guiomar.
O Quintal Verde está localizado na Rua Marquês de Caravelas, 51, e é aberto à visitação, mediante agendamento prévio. As inscrições podem ser feitas pelo link https://l1nk.dev/QuintalVerde.
_________
Fonte: PMSA | Texto: Júlia Benini