Na manhã desta quinta-feira (28/08), após o acionamento do Botão Ana, a Guarda Civil Municipal de Mauá, por meio da Patrulha Maria da Penha e com apoio de outras duas viaturas, flagrou um homem de 21 anos que descumpriu medida protetiva e ameaçou a ex-companheira, de 18 anos. O Botão Ana é uma iniciativa lançada pelo prefeito Marcelo Oliveira, em 20 de maio deste ano, para proteger mulheres vítimas de violência doméstica.
>>mais notícias: Mauá
Os GCMs retornavam de uma ação de divulgação da Rede Viva Maria no Jardim Sonia Maria quando foram acionados pelo CECOM para averiguar o chamado do Botão Ana.
A jovem havia procurado o Conselho Tutelar em busca de orientação sobre a guarda do filho do casal. No local, foi informada sobre os serviços da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, que oferece acolhimento e proteção às vítimas de violência. Diante do risco das ameaças, o tio da jovem, com o consentimento dela, custeou o transporte até a Secretaria, onde chegou acompanhada da mãe e foi acolhida pela equipe.
Durante o atendimento, o inspetor da Patrulha instalou o aplicativo do Botão Ana no celular da vítima. Na manhã desta quinta-feira, por volta das 10h, ela acionou o dispositivo.
O agressor ainda tentou tomar o celular, mas a jovem conseguiu acionar o botão antes. Ele foi surpreendido pelas equipes da GCM e encaminhado à Delegacia da Mulher.
Segundo a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cida Maia, “é fundamental que as pessoas conheçam nossos serviços, que funcionam de forma integrada. As ações têm especificidades diferentes, mas o objetivo comum é proteger a vida. Esta ação não acaba aqui: a mulher em situação de violência terá todo o apoio necessário, e o agressor deverá responder por seus atos, passando por um processo de responsabilização e reflexão para que nunca mais aconteça.”
________
Fonte: PMM