O Consórcio Intermunicipal Grande ABC lançou, na tarde desta sexta-feira (5/9), a Pré-COP30, durante evento realizado na sede da entidade regional que reuniu representantes dos sete municípios da região, além de lideranças da sociedade civil organizada e da academia.
O projeto tem como objetivo fortalecer o diálogo regional e preparar o Grande ABC para a COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), prevista ser realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).
A iniciativa articulada pelo Consórcio ABC busca integrar poder público, setor privado, academia e sociedade civil em torno de uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono.
Os debates serão estruturados a partir de cinco eixos centrais: transformação ecológica e mitigação, com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa; adaptação e resiliência, voltadas à prevenção de riscos climáticos e desastres; governança e justiça climática, com o propósito de superar desigualdades socioambientais; educação ambiental e participação social, estimulando o engajamento da população; e financiamento climático, com a criação de mecanismos de apoio financeiro para projetos sustentáveis.
A abertura da cerimônia foi conduzida pelo presidente em exercício do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, que destacou o papel estratégico da região no enfrentamento das mudanças climáticas.
“O Grande ABC tem condições de liderar soluções inovadoras no enfrentamento à crise climática, unindo desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A Pré-COP30 é um passo decisivo para que nossa região contribua de forma estruturada ao debate nacional e internacional”, afirmou Volpi.
O evento de lançamento também contou com a aula magna “Transição Justa”, ministrada pelo sociólogo Clemente Ganz Lúcio, um dos 30 especialistas selecionados como “enviados especiais” pela organização do evento internacional.

A programação da Pré-COP30 da região inclui uma série de encontros, seminários e debates que ocorrerão ao longo dos próximos dois meses, com temas como mercado de carbono, finanças verdes, cidades sustentáveis, mobilidade urbana descarbonizada, energias renováveis, entre outros.
O processo culminará com a Plenária Regional, que reunirá todos os segmentos para a elaboração da Carta do Grande ABC pelo Clima, documento que consolidará os compromissos e boas práticas da região.
Com mais de 2,8 milhões de habitantes, o Grande ABC é um dos principais polos industriais e logísticos do país e, ao mesmo tempo, abriga áreas de mananciais e florestas essenciais para a biodiversidade e o abastecimento de água de milhões de pessoas. Esses fatores colocam a região como espaço vulnerável aos impactos climáticos, mas também capaz de liderar soluções inovadoras e articuladas.
________
Fonte: Consórcio ABC