Mais de 600 pessoas atenderam ao chamado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema e compareceram às Unidades Básicas de Diadema (UBSs), no último sábado (04/03), para se vacinar no Dia D de vacinação Contra Covid-19. Foram aplicadas 649 doses de imunizante contra a doença. Uma dessas foi na pequena Estella, de nove meses.
A mãe Talita Ferreira da Silva, que também é professora do Ensino Infantil, sabe a necessidade de garantir a imunização e levou a filha à UBS Parque Real no Dia D. “Os pais têm que saber a importância da vacina nas crianças. Elas vão para escola e lá tem contato com muitas pessoas, entre funcionários, professores e as outras crianças, o nível de vírus que circula é enorme. Falando como mãe, a saúde da minha filha é prioridade para mim. Minha filha frequenta a escola e faz uso de bombinha respiratória. Então se existir 20 doses, pode ter certeza que minha filha tomará todas”, avalia. Agora com a segunda dose, Stella está protegida. “Nossos filhos dependem das nossas decisões e a mais acertada, com certeza, é a vacinação”, afirma Talita.
A prefeita em exercício, Patty Ferreira, visitou à UBS Ruyce, durante o Dia D, e ressaltou a importância da população se vacinar. Já o secretário municipal da Saúde de Diadema, José Antônio da Silva, visitou as UBSs ABC, Canhema e Serraria e a Residência Terapêutica. “Acompanhei de perto a vacinação nas Unidades e vi o empenho dos funcionários em imunizar nossos moradores. Quem ainda não se vacinou, procure nossas UBSs para completar o esquema vacinal e ficar protegido”.
A vacinação contra a covid-19 continua disponível nas 20 UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Para ampliar o acesso, cinco Unidades têm horário ampliado para vacinação Covid-19 até as 18h. São elas: Centro, Eldorado, Paineiras, Promissão e Serraria.Confira o endereço das UBS em: https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.
Atualmente, podem se vacinar contra a Covid-19 crianças a partir de seis meses de idade e pessoas com mais de 12 anos, de acordo com o recomendado pelo Ministério da Saúde (MS).
Público alvo para reforço
A vacina Pfizer Bivalente começou a ser aplicada em 27 de fevereiro para idosos acima de 70 anos; indivíduos a partir de 12 anos que vivem abrigados em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A partir desta segunda-feira (06/03), houve ampliação da faixa etária dos idosos a partir de 60 anos. Saiba mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/pessoas-com-mais-de-60-anos-ja-podem-receber-a-vacina-bivalente-em-diadema/.
Para receber este reforço, é necessário ter feito pelo menos duas doses de outro imunizante contra a Covid-19. No momento da vacinação, é necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF. Em caso de segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentação do cartão de vacinação anterior. Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica.
___________________
Fonte: PMD