Academia Brasileira de Cinema divulga seis finalistas que disputam vaga para representar o Brasil no Oscar 2026.
Filmes finalistas ao Oscar
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (8) os seis filmes finalistas que concorrem à vaga de representante brasileiro ao Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional. A decisão final será tomada no próximo dia 15 de setembro.
Os finalistas são:
- Baby, de Marcelo Caetano;
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal;
- Manas, de Marianna Brennand;
- O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho;
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro;
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
A escolha do representante não garante vaga automática ao Oscar, mas define o filme brasileiro inscrito para concorrer à seleção oficial da Academia de Hollywood.
Premiações e apostas
Entre os destaques, O Agente Secreto chega com força após vencer Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes. Já O Último Azul conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim, enquanto Oeste Outra Vez levou o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado 2024.
Produções como Baby, Manas e Kasa Branca também acumulam prêmios em festivais internacionais, reforçando a competitividade desta edição.
Histórico e expectativa
Os seis filmes foram selecionados a partir de uma pré-lista de 16 produções divulgadas há um mês. A cerimônia do Oscar acontece em 15 de março de 2026.
Vale lembrar que, neste ano, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.