O Procon de Santo André sediou, nesta segunda-feira (15), mais uma reunião do colegiado regional de Procons do ABC. O encontro contou com representantes da Ouvidoria da Sabesp, da Fundação Procon São Paulo e dos Procons de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Rio Grande da Serra.
Defesa dos consumidores
Segundo a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli, a articulação regional fortalece a defesa do consumidor diante das transformações do setor de saneamento.
“Santo André reafirma seu papel de referência na busca de soluções coletivas, garantindo que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e que os serviços essenciais sejam prestados com qualidade, justiça tarifária e responsabilidade social”, destacou.
Na pauta, foram discutidos temas como superendividamento, dificuldades no parcelamento de contas de água (atualmente restrito ao cartão de crédito), os efeitos da privatização da Sabesp após um ano, e a necessidade de maior clareza nos critérios de acesso à Tarifa Social.
Reclamações e encaminhamentos
As reclamações de consumidores sobre oscilações bruscas nas contas de água e abordagens consideradas constrangedoras por parte da companhia também foram debatidas.
A nova equipe da Sabesp se comprometeu a:
- ampliar opções de parcelamento além do cartão de crédito;
- revisar os fluxos de acesso à Tarifa Social;
- aprimorar a comunicação com linguagem mais acessível;
- apresentar soluções de curto prazo em reuniões individuais com cada Procon municipal.
A Fundação Procon-SP sugeriu ainda um levantamento consolidado das reclamações registradas nos últimos três meses, para mapear padrões e encaminhar soluções mais eficazes.
Atendimento ao consumidor
O Procon Santo André mantém atendimento on-line pelo e-mail procon@santoandre.sp.gov.br. Os atendimentos presenciais acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo site www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3356-9200.
-| Texto: Caroline Terzi