A secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, participou, nesta segunda (13), no auditório do gabinete, da reunião para apresentar as duas linhas de créditos especiais de R$ 50 milhões para mulheres empreendedoras, anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas, durante o evento do Dia Internacional da Mulher.
De acordo com a secretária, a primeira reunião de trabalho com os municípios e com as mulheres da sociedade civil dá início ao autorizo que o governador disponibilizou na última quarta-feira (08). “Ajudar e incentivar as mulheres que empreendem é o nosso objetivo e estamos aqui para facilitar o acesso a esses créditos para que possamos assistir o maior número de mulheres”, disse Sonaira Fernandes.
A gerente de negócios da Desenvolve-SP, Luísa Sato, apresentou as linhas de crédito para esclarecer como as mulheres poderão acessá-los. Os valores podem chegar até R$ 200 mil. São duas linhas oferecidas para incentivar o empreendedorismo feminino, um para Projetos Sustentáveis linha “Desenvolve Mulher Sustentável” e outro para Projetos de Investimento linha “Desenvolve Mulher”.
A linha sustentável financia projetos que promovem a redução de emissão de gases, geração de energias renováveis e eficiência energética que minimizem o impacto da atividade produtiva no meio ambiente ou ainda com investimentos em reflorestamento e preservação dos recursos naturais. As condições dessa linha para projetos têm um prazo de 120 meses e para máquinas e equipamentos o prazo é de até 60 meses, ambos com taxa de juros a partir de 0,17% a.m. acrescidos da Selic.
Em relação à linha Desenvolve Mulher são voltadas para diferentes tipos de projetos como ampliação, modernização, aumento da capacidade produtiva, implantação de novas plantas, relocalização de empreendimentos e até projetos que possam resultar em obras de infraestrutura nos municípios paulistas. As condições dessa linha têm um prazo de 90 meses e com uma taxa de juros de 0,43 a.m. (0,37% acrescidos da Taxa de Longo Prazo).
Participaram do evento representantes da deputada federal Simone Marquetto, do Sebrae, da Federação da Agricultura de São Paulo, das Prefeituras de Jaú, Bauru, Ocauçu, São Vicente, Santos, Birigui, empreendedoras e outros segmentos da sociedade.
__________________
Fonte: SP Mulher – Secretaria de Políticas para a Mulher