A 4ª edição da FLIRP – Feira Literária de Ribeirão Pires – começou neste sábado (20) e o prefeito Guto Volpi sancionou a lei e anunciou oficialmente criação da Academia de Letras de Ribeirão Pires (ALERP), que terá sede no Centro Histórico e Literário (CHL) Ricardo Nardelli. Ainda durante o evento, a Feira Literária contou com rodas de conversa, lançamentos independentes e diversas programações culturais na região do Paço Municipal.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
“Estamos vivendo um capítulo histórico. A Academia de Letras nasce como espaço para valorizar nossos escritores, preservar nossa memória e inspirar novas gerações. A literatura é um patrimônio coletivo, e Ribeirão Pires dá hoje um passo decisivo no fortalecimento da sua identidade cultural”, destacou o prefeito, Guto Volpi.
A cerimônia integrou a programação da Feira Literária, que este ano homenageia a escritora Cecília Meireles e transforma o Paço Municipal em um grande espaço de celebração da literatura. A curadora da FLIRP 2025, a poeta Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti, celebrou o início das atividades. “A FLIRP começou vibrante, com atividades para todos os públicos. É emocionante ver crianças, jovens e adultos ocupando os espaços da cidade pela literatura”.
Entre os visitantes, muitas famílias aproveitaram o sábado para prestigiar os estandes, oficinas e espetáculos. Rafael Rodrigues de Souza e a esposa Alexsandra, acompanhados das filhas Ana, Julia e Laura, visitaram o stand da Secretaria de Educação com a exposição O Jardim de Cecília. “A gente sempre vem à Feira Literária com as crianças e dá pra ver o quanto elas ficam felizes”, contou Rafael.
A programação incluiu apresentações da EMARP, como a coreografia A Bailarina, o Coral Juvenil e Infantil, Workshop de Hip Hop, da LiteraRua, além do espetáculo Os Caçadores de Borbolivros, da Cia Navega Jangada/SESC. Oficinas de criação literária, vivências artísticas e a intervenção cultural As Cecílias, apresentada pelo Núcleo de Teatro da EMARP, também animaram o público, aproximando a cidade da obra da escritora homenageada.



A 4ª FLIRP conta ainda com a presença de 20 editoras, entre elas Sextante, Companhia das Letras e Gato Amarelo, com lançamentos em cafés e espaços culturais da cidade. Neste sábado foram apresentados títulos como As Belezas do Reino Encantado de Ribeirão Pires, de Rafael Marques, Corpo in-sano, de Valéria Aveiro, e A menina e a lanterna, de Raissa do Amaral.
Além da literatura, os visitantes podem aproveitar a feira de artesanato, o comércio e a gastronomia local e o parque de diversões.
A programação da FLIRP continua neste domingo (21), das 13h às 19h, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288), com oficinas, bate-papos, leituras de poemas, lançamentos de livros e apresentações culturais, incluindo o show O Mundo de Kaboo às 15h30.
A entrada é solidária, com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou ração para pets. A programação completa está disponível em: www.vempraflirp.com.br.