A primeira Virada Esportiva de São Bernardo, que durante quase 40 horas vai agitar praticamente todas as regiões da cidade, começou neste sábado (27/09) e colocou em quadras, piscinas e pistas de atletismo e de skate, entre outros espaços, crianças a partir dos 7 anos, pessoas 60+ e com deficiência (PCDs). A programação, que oferece mais de 50 atividades em 30 modalidades para a população, será encerrada na noite deste domingo (28/9), a partir das 18h, com apresentação imperdível de skate que grandes nomes do cenário nacional, como Pietro Nunes, Ítalo Penarrubia, Edgar Vovô, Dora Varella e Dan Sabino. No primeiro dia de atividades, a iniciativa foi aprovada e recebeu cerca de 20 mil pessoas.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
A prefeita Jessica Cormick esteve no Centro de Treinamento de Atletismo (Arena Olímpica), no bairro Santa Terezinha, por volta das 6h deste sábado, para dar a largada oficial à Virada Esportiva. O espaço recebeu a primeira atividade da extensa programação, o Treino Aberto de Corrida, realizado entre 6h e 10h, e que teve como objetivo aprimorar resistência, ritmo e estratégias de prova, além de fortalecer o espírito e troca de experiências entre corredores e preparadores.
Acompanhada do secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva, a prefeita gravou vídeo para reforçar o convite à população para participar das mais de 50 atividades organizadas e distribuídas em todas as regiões de São Bernardo, para todas as idades e inclusivas, com esportes voltados às pessoas com deficiência, como o futsal down, o futebol para cegos e natação PCD. A chefe do Executivo ainda esteve em outros espaços durante o dia e, à noite, participou no estacionamento do Poliesportivo da largada do Pedal Noturno, prova de 15 quilômetros.
“Mais um grande exemplo de que São Bernardo voltou, nesta gestão, a dar a atenção que o esporte e toda a população merecem. Serão quase 40 horas de atividades, com programação diversificada, que visa incentivar a prática de atividades físicas, combater o sedentarismo e estimular a população a ocupar os espaços públicos. A Virada Esportiva reforça o compromisso que temos com o bem-estar da população”, disse Jessica Cormick, logo após dar o pontapé inicial da programação.



Moradora do bairro São Mateus, na Capital, Priscila de Sousa Ramos contou que acordou às 5h para que o filho Rafael, 8 anos, pudesse estar no Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, para defender equipe de Santo André nas categorias sub 8 e sub 10 no torneio de futsal. “Achei essa ideia (Virada) muito bacana, porque reúne meninos de várias partes, até de fora de São Bernardo, como meu filho. Achei esse ginásio o máximo, eu não conhecia, mas é lindo aqui dentro. E o esporte, independente do futuro deles, da profissão que vão seguir, porque muitos falam que o sonho é ser jogador, mas depois viram médico, dentista, é muito importante como forma de integração e formação. São Bernardo está de parabéns”, comentou.
Outro morador da Capital, mas do bairro Tatuapé, que esteve no Poliesportivo foi Marcos Leocádio de Souza, que acompanhou o enteado Bruno Zinone, de 31 anos, corintiano roxo que participou de partida organizada para portadores da síndrome de Down. Apaixonado pela modalidade, o rapaz sairia do ginásio direto para o clube do Corinthians, onde treina todos os sábados. Verdadeiro pai para Bruno desde que ele tinha 7 anos, Marcos está sempre com ele e o incentiva, como no jogo desta manhã, e elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover a Virada Esportiva.
“Essa ação é muito importante, porque incentiva a prática de esportes, ajuda no bem-estar e, no caso dos nossos meninos aqui, dá visibilidade, e serve para mostrar que muitas vezes podem mais do que a gente, em muitas coisas. E uma coisa que eles têm de diferente da gente é que são autênticos. Se gosta, gosta; se não gosta, você vai ficar sabendo logo, porque eles falam com a mais simples sinceridade”, disse Marcos.
O complexo esportivo do Baetão, um dos espaços escolhidos para a Virada Esportiva, reuniu na manhã de sábado pessoas 50+ e 60+ para atividades na piscina e vôlei adaptado no ginásio principal (e mais antigo), onde cerca de 40 pessoas que integram o Campeões da Vida participaram de jogos de vôlei adaptado. O programa tem em torno de 600 pessoas, que praticam outras modalidades, como basquete, tênis de mesa e natação, sob coordenação de Tâmara Rufini Vicente. “O pessoal gostou da ideia (da Virada) e aqui estamos nós. É uma proposta bem interessante para quem gosta de esporte”, pontuou. O sábado contou ainda com atividades de xadrez e damas, ginástica funcional, rolimã, karatê, badminton e aulão de zumba, entre outros.
NOVA ILUMINAÇÃO – Iniciando o “Corujão do Esporte” do Parque da Juventude, que está com as pistas abertas das 21h até 9h de domingo, a prefeita Jéssica Cormick fez a entrega simbólica da nova iluminação em LED do equipamento, que também passou por diversas melhorias como nova pintura na marquise, espaço da lanchonete, palco, toda extensão do equipamento de escalada, além de nova pintura na pista de skate e ativação de quatro câmeras de segurança, com transmissão das imagens para a central da GCM (Guarda Civil Municipal).
“A gente tinha aqui câmeras que não funcionavam e agora funcionam, que junto com a nova iluminação, garantem mais segurança para todas as pessoas que frequentam o parque”, destacou Jéssica. Para o secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva, o primeiro dia do evento teve um resultado muito positivo. “Tivemos a participação de muitas famílias, muitas crianças. Nossa expectativa é que o domingo seja ainda melhor e esse seja um evento que entre para o calendário da cidade”, pontuou.
——————————
Fonte: PMSBC | Texto: Wilson Moço/PMSBC