A Prefeitura de Ribeirão Pires concluiu neste sábado (27) o 1º Festival Sem Barreiras, iniciativa da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social. O evento integrou a Semana Municipal Sem Barreiras, prevista na Lei nº 6.685/2021, e teve como foco a inclusão social e a valorização das pessoas com deficiência em Ribeirão Pires, cidade da Região do Grande ABC Paulista.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
Com início em 20 de abril, a programação trouxe atividades culturais, educativas e esportivas inclusivas, além de serviços de saúde e bem-estar. O Paço Municipal de Ribeirão Pires foi palco de shows musicais, desfile de cosplay e tendas temáticas com atendimentos à população.

A abertura oficial contou com a posse do novo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEFI). Também foram promovidos ciclos de palestras sobre acessibilidade, empregabilidade e direitos, além de apresentações artísticas e práticas de esportes adaptados no Centro Técnico de Treinamento João Neto.
Entre os destaques do festival, estiveram o show de Stand Up Comedy com Tatá Mendonça e o encerramento com a icônica Banda Made in Brazil, que levou muito rock para o público. Também se apresentaram a Roda de Samba do NASCE, Dôdi, Renato Pinheiro, Yzalu e Ivan Freitas.
Para o secretário municipal Leonardo Biazi, o festival consolidou a importância da pauta: “Foi uma semana muito rica, pela diversidade de temas abordados. Fizemos palestras sobre direitos, falamos de empregabilidade e demos visibilidade a artistas e esportistas PcDs, mostrando que é possível viver sem barreiras”, destacou.
O Festival Sem Barreiras de Ribeirão Pires está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030), promovendo ações voltadas à educação inclusiva (ODS 4), trabalho decente (ODS 8), redução das desigualdades (ODS 10) e cidades acessíveis e sustentáveis (ODS 11).