Os indicadores de criminalidade em São Caetano do Sul seguem em trajetória de queda. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo nesta terça-feira (30/9), o município registrou redução de 7,5% nos casos de roubo em geral em agosto, comparado ao mesmo mês de 2024. Com esse resultado, a cidade completa oito meses consecutivos de queda nesse tipo de crime.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Estabilidade em crimes graves e queda no furto de veículos
As estatísticas apontam ainda estabilidade em crimes graves, como latrocínio e roubo a banco, que seguem zerados em 2025. Já os casos de furto de veículos também apresentaram redução expressiva: foram 13 ocorrências em agosto, contra 29 no mesmo mês do ano anterior, uma queda de 55,2%.
Tecnologia e integração reforçam atuação das forças de segurança
Os resultados refletem os investimentos da Prefeitura na área de segurança pública, especialmente com o fortalecimento da Guarda Civil Municipal (GCM). A atuação tem sido ampliada com uso de tecnologia, inteligência e integração com outras forças policiais.
O destaque vai para o Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências, que realiza monitoramento em tempo real da cidade, permitindo respostas rápidas da GCM e da Polícia Militar. A Polícia Civil também utiliza os dados gerados para esclarecimento de crimes e captura de foragidos.

Parceria entre GCM, PM e Polícia Civil garante policiamento ostensivo
A cooperação entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil tem reforçado o policiamento ostensivo em diversos bairros, o que amplia a presença das forças de segurança e contribui para a sensação de segurança de moradores, comerciantes e trabalhadores.
Autoridades destacam continuidade e responsabilidade
Para o secretário de Segurança de São Caetano, Lourival dos Santos Silva, os resultados comprovam a efetividade da política pública adotada:
“Esses números nos trazem responsabilidade de seguir trabalhando para garantir a tranquilidade ao morador de São Caetano. E ter esse apoio da Prefeitura, das forças de segurança e da participação da sociedade é essencial para essa atuação.”
__________
*Com informações: PMSCS