O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), oficializou um novo passo para a melhoria da mobilidade urbana no Alto Tietê. Foi assinado o Termo Aditivo com a concessionária SPMar, responsável pelo Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-021), que garante os recursos para a execução das obras do Complexo Viário de Suzano e Poá.
Com investimento superior a R$ 1 bilhão, o projeto começa ainda neste mês e tem previsão de conclusão até 2027.
O que será feito em Suzano e Poá?
Suzano:
- Nova alça de acesso na Avenida Brasil, nos dois sentidos do Rodoanel (entrada e saída);
- Adequação das vias locais para suportar o novo fluxo;
- Implantação de passarela de pedestres, promovendo segurança e acessibilidade.
Poá:
- Remodelação completa da rotatória de acesso à cidade;
- Construção de um novo viaduto;
- Melhorias nas vias urbanas, otimizando o fluxo entre cidade e Rodoanel.
Impacto socioeconômico e logístico
As obras vão beneficiar diretamente os municípios do Alto Tietê, com foco em:
- Geração de aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos;
- Redução do tráfego de veículos pesados nas áreas urbanas;
- Aumento da segurança viária e melhoria da fluidez no trânsito;
- Consolidação da região como polo logístico estratégico de São Paulo.
“Essas intervenções vão além da mobilidade: elas estruturam o futuro da região para atrair investimentos e facilitar o escoamento de cargas”, avalia a SPI.
Alto Tietê como vetor de desenvolvimento
Com localização estratégica e infraestrutura em expansão, o Alto Tietê tem potencial para se tornar um dos principais hubs logísticos do estado. O acesso direto ao Rodoanel facilita conexões com:
- Região Metropolitana de São Paulo
- Porto de Santos
- Interior paulista e outros estados
A nova infraestrutura também atrai empresas de transporte, armazenagem e centros de distribuição, impulsionando a economia regional e ampliando oportunidades de emprego.
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