A Secretaria de Educação de Diadema promoveu, na manhã desta quarta (1/10), uma formação em primeiros socorros para diretoras da Educação Infantil e Fundamental das escolas da rede direta de ensino, no auditório do Centro de Formação Profª Lisete Arelaro, sede da pasta. Parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Segurança, junto com a Defesa Civil e Bombeiros, a formação sobre a Lei Lucas (13.722/2018) foi dada pelo bombeiro e enfermeiro Uilliam Pimentel e por Rafael Moraes, bombeiro da Defesa Civil de Diadema.
>>mais notícias: Diadema
A lei, sancionada em 04/10/2018, obriga escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se preparar para atendimentos de primeiros socorros, fundamentais para funcionários das escolas e creches, que podem ajudar em situações de emergência enquanto aguardam a chegada de profissionais especializados, como os do Samu ou do Corpo de Bombeiros. “Temos cerca de 30 mil alunos em nossa rede, por isso é fundamental que os profissionais estejam preparados para atender a qualquer ocorrência, além de multiplicar esses conhecimentos para as equipes das escolas”, afirmou o secretário de Educação, Felipe Sigollo.

Durante a formação, os bombeiros explicaram e demonstraram, por meio de simulações, como proceder em casos de desmaio, engasgo, crise epiléptica, hemorragia nasal, queimaduras, parada cardiorespiratória e fraturas, entre outras ocorrências, com foco nos procedimentos para bebês e crianças pequenas. “É muito importante, para nós, ter esses conhecimentos, e acho fundamental estender também para os professores. Na nossa escola já ocorreu um caso de engasgo e conseguimos socorrer porque um funcionário tinha feito esse treinamento”, conta a diretora da Emeb Irmã Dulce, Elizete Santana Borges Zeferino.
Ao final, o prefeito Taka Yamauchi entregou os certificados a todas as 61 escolas participantes, ressaltando a importância do treinamento no contexto do Programa Escola que Protege: “esse é um Programa que já realizou inúmeras ações, como combate ao bullying e uso seguro da internet, entre outras. Ao lado do programa Escola Bonita, dos mutirões que estamos realizando em várias unidades e do programa Creche 100%, e com o treinamento da Lei Lucas, avançamos para tornar as nossas escolas mais seguras, humanas e acolhedoras, e o trabalho de diretoras, vices, coordenadoras pedagógicas e demais profissionais da educação está sendo fundamental para tudo isso acontecer”.
Ainda na tarde da quarta (01/10), participaram da formação da Lei Lucas as coordenadoras pedagógicas e supervisoras de ensino. Na quinta (02/10) será a vez das vice-diretoras, escolas particulares de Educação Infantil e rede conveniada.
_________
Fonte: PMD | Texto: Alvaro Bodas/PMD