O drama O Homem Mais Feliz do Mundo (The Happiest Man in the World, título original Najsrećniot Čovek), distribuído pela Pandora Filmes chega aos cinemas brasileiros, hoje, 02 de outubro. Dirigido pela cineasta macedônia Teona Strugar Mitevska. O filme estreou na mostra Orizzonti da 79ª Mostra de Cinema de Veneza e foi escolhido como o representante oficial da Macedônia do Norte no Oscar.
A trama acompanha Asja (Jelena Kordić Kuret), uma mulher de 40 e poucos anos que participa de um encontro de speed dating em Sarajevo. Lá, conhece Zoran (Adnan Omerović), um banqueiro da mesma idade. Mas o que começa como uma situação banal se transforma em um confronto inesperado: Zoran não está ali para procurar amor, e sim perdão, pois acredita ter sido o responsável por atirar em Asja durante a guerra da Bósnia. Conforme a revelação vem à tona, a tensão entre os dois se intensifica e afeta todos ao redor, levando a um doloroso exercício de memória e reconciliação.
O roteiro é assinado por Teona Strugar Mitevska em parceria com Elma Tataragić.
O Homem Mais Feliz do Mundo é uma coprodução entre Macedônia do Norte, Bósnia e Herzegovina, Bélgica, Croácia, Eslovênia e Dinamarca, filmada em Sarajevo com um elenco internacional.
Ficha Técnica
Título original: Najsrećniot Čovek na Svetot / The Happiest Man in the World
Título no Brasil: O Homem Mais Feliz do Mundo
Direção: Teona Strugar Mitevska
Roteiro: Teona Strugar Mitevska e Elma Tataragić
Elenco: Jelena Kordić Kuret, Adnan Omerović, Labina Mitevska, Ana Kostovska, Ksenija Marinković
Fotografia: Virginie Saint-Martin
Montagem: Per K. Kirkegaard
Design de produção: Vuk Mitevski
Figurino: Monika Lorber
Som: Ingrid Simon, Kristoffer Salting, Viktor Grabar
Produção: Labina Mitevska
País: Macedônia do Norte, Bósnia e Herzegovina, Bélgica, Croácia, Eslovênia, Dinamarca
Ano: 2022
Gênero: Drama
Duração: 95 minutos
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
Classificação indicativa: 14 anos
Estreia: 02 de outubro de 2025
Sobre a Pandora Filmes
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem O Apartamento, de Asghar Farhadi; The Square: A Arte da Discórdia, de Ruben Östlund; Parasita, de Bong Joon Ho; o tunisiano O Homem que Vendeu Sua Pele, de Kaouther Ben Hania; A Felicidade das Pequenas Coisas, do Butão; Apocalypse Now: Final Cut, de Francis Ford Coppola; Roda do Destino, de Ryusuke Hamaguchi; e os brasileiros Deserto Particular, de Aly Muritiba, e Uma Família Feliz, de José Eduardo Belmonte.