O Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais de Educação) Dra. Zilda Arns da Secretaria de Educação de São Caetano do Sul contabiliza resultados expressivos em suas ações de formação e inovação educacional neste ano. Referência em capacitação docente, o espaço recebeu aproximadamente 23 mil pessoas entre janeiro e agosto, em atividades que reforçam o compromisso da Prefeitura com a valorização dos profissionais da rede municipal.
Neste período, foram realizadas mais de 120 formações de aprofundamento, que contemplaram professores, gestores, auxiliares de primeira infância e equipes de apoio pedagógico e administrativo. Os cursos abordaram desde metodologias inovadoras, como “Jogos que Encantam, Saberes que Incluem” e “Comunicação Não Violenta”, até temas ligados à diversidade, inclusão e multimodalidade textual. Ao todo, mais de 5.200 vagas foram disponibilizadas e 2.843 certificados emitidos aos participantes.
Entre as novidades de 2025, destaca-se a criação da plataforma digital AutoriaSCS, um ambiente 100% autoral de formação a distância, lançado em maio. Em apenas quatro meses, a ferramenta já contabilizou 2.096 inscrições em 19 cursos, com 1.721 conclusões registradas. A plataforma também disponibiliza 126 materiais de apoio, incluindo vídeos e podcasts, além de recursos voltados para a educação especial.

O Cecape também se consolidou como espaço de acolhimento e formação para a educação inclusiva, por meio do NAEI (Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva). Com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, o núcleo fortalece a implementação da Política Municipal de Educação Especial, promovendo articulação intersetorial e capacitações específicas para docentes do atendimento educacional especializado.
Outro destaque foi a formação voltada às APIs (Auxiliares de Primeira Infância), realizada durante o recesso escolar. Foram mais de 500 profissionais beneficiadas em 22 turmas, com temas que variaram de “Cuidando de quem cuida” até “A importância da API no contexto da educação inclusiva: desafios e possibilidades”. Essas iniciativas reforçam o olhar da Prefeitura para a valorização de todas as funções que integram a rede de ensino.
Com estrutura moderna, que comporta até 660 pessoas simultaneamente em seus espaços formativos, o CECAPE reafirma seu papel como pilar estratégico da Educação em São Caetano do Sul. A soma de resultados alcançados em 2025 traduz a política municipal de valorização docente e inovação pedagógica, garantindo que professores e profissionais da Educação estejam cada vez mais preparados para oferecer às crianças e jovens um ensino de excelência.
“Os números que apresentamos refletem mais do que a quantidade de formações realizadas, expressam o compromisso genuíno da nossa rede com o desenvolvimento humano e profissional de todos que fazem a Educação de São Caetano do Sul acontecer. Cada curso, cada encontro e cada novo recurso criado é fruto de um trabalho coletivo que acredita na potência do educador e na transformação por meio do conhecimento. O Cecape se fortalece como um espaço de partilha, inovação e pertencimento, onde formar é também cuidar, inspirar e projetar o futuro da nossa rede”, disse a diretora do Cecape, professora Maiberte Brogliato.
___________
Fonte: PMSCS | Texto: Raphael Rocha/PMSCS