O Zoológico Municipal de São Bernardo completou 40 anos neste domingo (5/10), consolidando-se como referência regional na reabilitação de animais silvestres e na promoção de ações voltadas para a preservação da fauna local.
Localizado dentro do Parque do Estoril, no Riacho Grande, o espaço ocupa área verde de quase 10 mil metros quadrados e abriga 350 animais de 70 espécies. Mais do que um ponto turístico, o zoológico abriga anualmente cerca de 580 animais vítimas de atropelamentos, choques elétricos e outros acidentes. Só em 2025, foram mais de 250 recepções.
De acordo com o veterinário e coordenador técnico Marcelo da Silva Gomes, o espaço passou por uma transformação nas últimas décadas.
“Há 30 anos éramos um zoológico comum. Hoje cuidamos da fauna da região. Os animais expostos são aqueles que foram triados e receberam cuidados”, explicou o técnico, que trabalha na unidade há 30 anos.
Cerca de 30% dos animais são reinseridos na natureza após o tratamento. Os demais permanecem no local por não apresentarem condições de retorno. A unidade é referência para os sete municípios do ABC, que encaminham animais para reabilitação em São Bernardo.
A obra conta com o apoio da Guarda Civil Ambiental, equipes de proteção e forças policiais. Entre os animais mais recebidos estão os saroueses (espécie de gambá) e as aves. O zoológico também abriga espécies como onça parda, anta, sussuarana, macacos, papagaios e araras.
Estrutura e investimento
Mantido pela Secretaria de Serviços Urbanos, o Zoológico Municipal tem uma verba mensal de cerca de R$ 190 mil para atendimento, alimentação e reabilitação.
“Recebemos animais que sofreram acidentes ou ações criminosas. Além do tratamento, o espaço desperta a consciência sobre o respeito à fauna”, disse o secretário Fernando Longo.
Festa aniversariante
As comemorações pelos 40 anos incluíram o lançamento de cinco Saruens e duas maritacas, além de atividades recreativas. Até os animais participaram do aniversário: furões e cachorros do mato ganharam bolo feito com ração e carne.
A plateia também marcou presença. Natasha Zanuto visitou o zoológico pela primeira vez com o filho Bernardo, de 3 anos.
“O espaço é muito maior do que EU imaginava. É importante que as crianças aprendam a cuidar dos animais”, disse ele.
O Zoológico de San Bernardo funciona a partir de quarta a domingo, das 9 h às 17h‚na Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande.O. A entrada é gratuita para residentes com cartão do Parque Estoril e para pessoas com TEA.
Mais info: www.saobernardo.sp.gov.br