O Estado de São Paulo se consolidou como líder nacional em turismo de aventura certificado, segundo levantamento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Cerca de 70% das empresas brasileiras com certificação na norma ABNT ISO 21101 — Sistema de Gestão da Segurança — estão em território paulista, padrão reconhecido pelo Inmetro para garantir práticas seguras em atividades turísticas de aventura.
“Nosso estado lidera um movimento nacional de segurança em experiências ligadas ao turismo de natureza, um dos segmentos que mais cresce no país”, destacou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
“A certificação oferece atividades mais seguras para turistas e profissionais, ganhos de imagem para as empresas e destinos, além de vantagens competitivas para os negócios”, completou.
>>mais notícias: Viagem & Turismo
Turismo de aventura com foco em segurança e sustentabilidade
As certificações garantem segurança em atividades como tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, passeios de jipe, trilhas e mergulhos, que exigem manutenção constante de equipamentos, treinamento de equipes e cumprimento de protocolos para minimizar riscos e prevenir acidentes.
“Liderado por São Paulo, iniciamos um movimento muito importante em direção à diversão cada vez mais segura”, afirmou Luiz Del Vigna, diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
Programa SP Ecoaventura impulsiona o setor
O avanço paulista é resultado direto do programa SP Ecoaventura, iniciativa da Setur-SP, em parceria com o Sebrae e a Abeta, que já sensibilizou mais de 600 gestores públicos e privados em todo o estado.
Um dos exemplos é o empreendedor Rafael Sá, sócio da Pro High Adventure, que atua em grandes parques de aventura do país.
“Ao adotar as novas práticas de segurança, conseguimos proteger melhor nossos clientes e nossos próprios funcionários”, afirmou.
Certificação garante qualidade e evolução contínua
A empresária Shirley Mika, responsável pelo EcoPark Lago Suspenso, localizado em Iporanga (Vale do Ribeira), é uma das novas certificadas. O local oferece rapel, flutuação e escalada em uma caverna natural.
“Conseguimos a certificação há pouco mais de um mês, após um processo longo de muita dedicação. Os procedimentos precisam ser revisitados anualmente, o que gera avanço contínuo em qualidade e sustentabilidade”, explicou Shirley.
São Paulo como referência nacional
O Estado de São Paulo tem se tornado referência na estruturação do turismo de natureza, conciliando segurança, sustentabilidade e geração de renda local.
O objetivo, segundo a Setur-SP, é posicionar o estado como destino modelo em ecoturismo certificado e turismo de aventura responsável no Brasil.
________
*Com informações: Agência SP