De forma pioneira e integrada, a Prefeitura de Santo André lançou nesta terça-feira (14) o inédito Circuito Andreense de Educação Ambiental. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em uma parceria intersecretarial, que envolve as pastas de Educação, Manutenção e Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana, Saúde, Esporte e Prática Esportiva, além da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense.
>>mais notícias: Santo André
A inciativa tem o propósito de conectar pessoas e espaços em uma rede viva de educação ambiental, transformando a cidade em um laboratório aberto, promovendo a proteção ambiental e o engajamento socioambiental na construção de um futuro resiliente.
O evento de lançamento ocorreu no Anfiteatro Heleny Guariba e contou com a abertura dos secretários de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, e de Educação, Pedrinho Botaro.
O encontro marcou também as conquistas e a celebração dos 10 anos da Política Municipal de Educação Ambiental e, por isso, contou com apresentações de representantes do poder público e da sociedade civil, que deram visibilidade aos trabalhos realizados nesses últimos anos. Na esfera municipal, foram mais de 1 milhão de atendimentos voltados exclusivamente às ações de sensibilização ambiental nos diversos equipamentos andreenses.
“Este lançamento traz uma oportunidade de olhar Santo André sob uma nova perspectiva, valorizando a nossa cidade como um território vivo, de pertencimento e de aprendizado, onde a proteção do ambiente se torna uma conexão real com o dia a dia de cada cidadão”, comenta o prefeito Gilvan Ferreira.
Em sua versão inicial, o circuito vai integrar os principais equipamentos ambientais e educacionais de Santo André, formando uma rota diversa de aprendizados, que vai permitir ao visitante compreender, na prática, a complexidade e a interligação de temas como conservação da biodiversidade, gestão de resíduos, mobilidade sustentável, enfrentamento e adaptação à mudança do clima, prevenção de desastres, entre outros temas ambientais relevantes.

A criação de um circuito de educação ambiental integra o Plano de Metas da atual administração. “Este é mais um compromisso que estamos cumprindo para potencializar ainda mais a nossa política de educação ambiental, que é referência nacional há quase três décadas. Quando as pessoas vivenciam a natureza e se integram nos espaços educativos, elas transformam a interação com o meio ambiente, trazendo um convívio harmonioso e sustentável”, diz o secretário Edinilson Ferreira dos Santos.
Por isso, neste momento, integram os roteiros a Central de Tratamento de Resíduos, o Quintal Verde, o Centro de Resiliência às Emergências de Defesa Civil, a Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental) Parque Tangará, a Sabina, o Viveiro Municipal, os parques urbanos e as Unidades de Conservação municipais – o Parque do Pedroso e o Parque Nascentes de Paranapiacaba.
“Este lançamento fortalece os avanços de uma década da Política Municipal de Educação Ambiental. O Circuito é a materialização prática e inovadora dos princípios desta política, transformando suas diretrizes em uma ação concreta e intersetorial. Ele consolida Santo André como um território educador, onde o ambiente é vivido e aprendido na prática, elevando o compromisso do município com a construção de um futuro verdadeiramente sustentável e resiliente”, explica a gerente do Semasa, Elaine Cristina da Silva Colin, que coordenou os esforços entre secretarias para a criação da iniciativa.
Como parte da programação de lançamento, a pesquisadora Isabela Kojin Peres apresentou palestra sobre educação ambiental no contexto da emergência climática. Isabela é doutora em ciências pela Universidade de São Paulo, atua em diversos coletivos socioambientais e, atualmente, é coordenadora de programas do Funbea (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental). Além disso, na parte da tarde, um grupo participou de um minicircuito, elaborado especialmente para o lançamento, passando pelo Quintal Verde, Emea e pelo Centro de Resiliência às Emergências de Defesa Civil de Santo André.
Todas as informações e roteiros do Circuito Andreense de Educação Ambiental estão disponíveis no site www.semasa.sp.gov.br/circuitoea. O vídeo institucional da iniciativa está disponível no Youtube do Semasa, no link direto https://www.youtube.com/watch?v=BDG010cJqcc.
__________
Fonte: PMSA | Texto: Paloma Alvarez/PMSA