A preocupação com a segurança alimentar e o consumo de bebidas seguras marcou a nova edição do curso Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, promovido pelo Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), entre os dias 20 e 22 de outubro, das 9h às 12h, na sede da entidade, em Santo André. Os participantes receberam certificados individuais de conclusão, válidos como comprovação de capacitação profissional no setor de alimentação.
A capacitação, ministrada pela nutricionista Tereza de Come, da Betel Segurança dos Alimentos, trouxe uma importante novidade: orientações específicas sobre bebidas, com foco em como identificar produtos adulterados, em razão dos recentes casos de contaminação por metanol registrados na região.
Segundo Tereza, a inclusão do tema surgiu da necessidade de alertar tanto os estabelecimentos quanto os consumidores sobre sinais de irregularidades nos produtos. “Devido à alta demanda de bebidas adulteradas, trouxemos essa temática para orientar a população. Mostramos como identificar uma bebida suspeita — se o rótulo está íntegro, se há erros de português, se a tampa se ajusta corretamente ao gargalo, se o lacre está intacto, entre outros detalhes que fazem diferença na segurança do consumo”, explicou.
A Betel Segurança dos Alimentos, parceira do Sehal, também possui um selo de drinks seguros, concedido aos estabelecimentos auditados e aprovados dentro de critérios técnicos de controle e conformidade.
Conteúdo do curso e encerramento com o presidente do Sehal
Durante os três dias de formação, os participantes receberam instruções sobre higiene pessoal, limpeza de ambientes, conservação e armazenamento de alimentos, além de boas práticas em todas as etapas de manipulação — do preparo à entrega ao consumidor final.
A palestrante destacou que o curso é fundamental para o bom funcionamento de bares e restaurantes. “Quanto mais o estabelecimento investe em informação e treinamento, menos problemas terá com órgãos fiscalizadores, como Vigilância Sanitária, Procon e Delegacia de Defesa do Consumidor”, ressaltou Tereza.
O presidente do Sehal, Beto Moreira, participou do encerramento do curso, agradeceu aos presentes e reforçou a importância da iniciativa.
O Sehal realiza constantemente treinamentos voltados à qualificação e à segurança dos serviços prestados pelos estabelecimentos da região. Cursos como este são essenciais para manter o setor em conformidade com as normas e garantir qualidade aos consumidores”, afirmou.
Sobre o Sehal
Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.
____
Fonte: ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO