Após o sucesso da primeira fase, o Programa Financeiramente ABC entra em uma nova etapa voltada ao enfrentamento do superendividamento e à renegociação de dívidas bancárias. A ação é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Caetano do Sul, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e de instituições parceiras que compartilham o compromisso com a educação financeira da população regional.
Nos dias 26 e 27 de novembro, às 19h, o programa realiza duas lives no Youtube (cdlsaocaetanodosul) e no Instagram do CDL São Caetano (@cdlsaocaetano) e Financeiramente ABC (@financeiramenteabc), dedicadas a orientar o público sobre como negociar com bancos e instituições financeiras. As lives também ocorrerão no app PHIz (https://phiz.chat/u/qVrRFqRgk2h). A proposta é levar informação prática e acessível para ajudar famílias e empreendedores locais a retomarem o controle do orçamento pessoal e empresarial.
De acordo com dados recentes, o número de inadimplentes residentes na região do Grande ABC cresceu 10,40% em setembro de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. O índice ficou acima da média da região Sudeste (7,54%) e superior à média nacional (8,91%). Na passagem de agosto para setembro, o número de devedores no Grande ABC cresceu 0,12%, enquanto na Região Sudeste houve uma variação negativa de 0,35%, reforçando a urgência de ações voltadas à educação financeira e à renegociação responsável.
Segundo Alexandre Damásio Coelho, presidente da CDL São Caetano, o Financeiramente ABC nasceu do compromisso de transformar a relação da população com o dinheiro.
“A primeira fase mostrou que existe um grande interesse em aprender sobre consumo consciente e planejamento familiar. Agora, queremos dar um passo além: apoiar as pessoas na renegociação de dívidas e na reconstrução da sua saúde financeira”, explica Damásio.
Na primeira fase, o projeto utilizou linguagem de histórias em quadrinhos e o transporte público de São Caetano do Sul como principal meio de comunicação, impactando milhares de pessoas com mensagens sobre valorização da poupança, consumo consciente e orçamento familiar. Por meio de busdoors e mensagens internas nos ônibus, o público foi sensibilizado para temas do cotidiano que compõem a base da educação financeira. As trilhas de conhecimento seguem disponíveis nas redes sociais e no site oficial do projeto.
Mantendo esses mesmos princípios, a segunda etapa amplia o alcance das ações, promovendo conteúdo online e orientação prática sobre renegociação de dívidas, planejamento de gastos e uso consciente do crédito, pilares fundamentais para enfrentar o cenário de endividamento crescente no país.
O projeto também tem como objetivo fortalecer a ideia de um pacto regional em favor da educação financeira, estimulando o diálogo sobre dinheiro em casa, no trabalho e na comunidade, e fortalecendo a autonomia econômica dos cidadãos.
Serviço
Financeiramente ABC – 2ª Fase: Lives sobre Renegociação de Dívidas
Datas: 26 e 27 de novembro de 2025
Horário: 19h
Através do Youtube cdlsaocaetanodosul e Instagram @cdlsaocaetano ou @financeiramenteabc
Ou do app PHIz: https://phiz.chat/u/qVrRFqRgk2h
