As últimas atividades das comemorações do Novembro: Mês da Igualdade Racial serão marcadas por uma grande animação na quadra do Ginásio Atílio Damo no Jardim São João, localizada à avenida Barão de Mauá, nº 4.080, a partir das 19h, na sexta-feira (28/11), com apresentação de integrantes de escolas de samba da cidade.
>>mais notícias: Mauá
Lançado no último dia 10, no Teatro Municipal, com público de quase 500 pessoas, o Mês da Consciência Negra de Mauá teve dois diferenciais, além da importante luta contra o racismo: a formação de novas lideranças e o fortalecimento de pautas da igualdade, reunindo imigrantes, comunidade do samba e religiões de matriz africana, como formas de contribuir na consolidação de Mauá como cidade Educadora e Acolhedora.
“Chegamos ao final das comemorações de Novembro, mas é apenas o início de um constante processo de valorização da união dos segmentos que buscam a igualdade racial, em que a conquista dos espaços e a resistência devem ser cada vez mais fortalecidos em busca da justiça social. Afinal, os orixás não escolhem pela cor da pele”, afirmou coordenador das atividades do Mês da Consciência Negra, Valdenito Pereira, o Carioca.
O debate antirracista e da igualdade étnica foi desenvolvido em todos os cantos da cidade, nas escolas de sambam nas associações de moradores, em academias de capoeira, centros de umbanda e candomblé, na Casa do Hip Hop e Câmara Municipal, Clubes de Mães, em praças e nos SESI do Jardim Adelina e do Zaíra. Foram cerca de 30 rodas de conversa, que reuniram mais de 600 pessoas para apresentar vários aspectos que envolvem a cultura afrodescendente no Brasil.
“Alimentação, cor da pele, música, cultura, economia, educação, saúde, artes plásticas, capoeira, linguagem, danças e muito mais estiveram como pautas nas rodas de conversas, adaptadas aos interesses dos participantes, possibilitando um debate enriquecedor e de combate às desigualdades que marcam a busca pela igualdade racial no Brasil. Mauá avançou significativamente, principalmente junto ao público jovem”, afirmou o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Mauá, Edilson de Paula. O próximo ano já está sendo pensado, com encontros por segmento e a luta antirracista para manter a evolução da consciência negra no município de Mauá.
______
Fonte: PMM
