A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, apoia institucionalmente a Expo Favela Innovation 2025. O evento acontece no sábado (29) e domingo (30), no Expo Center Norte. O projeto é considerado o maior hub de negócios, inovação e cultura produzidos em favelas, reunindo empreendedores, artistas, coletivos culturais e investidores de todo o país.
Ao longo do ano a feira passou por diferentes estados brasileiros, e agora chega em São Paulo se consolidando como um espaço estratégico para fortalecer o ecossistema de inovação das periferias, promovendo a geração de negócios e o reconhecimento de artistas.
Os dois dias de evento contam com palestras e rodas de conversa dedicadas ao conhecimento, à formação e ao networking. As Plenárias Lua e Sol recebem especialistas, lideranças de mercado e representantes da favela em painéis sobre inovação, investimento, novas economias e trajetórias empreendedoras.
Os espaços Arena Universitária, Favela Literária e Mídias de Favela irão promover atividades voltadas à produção acadêmica, à literatura periférica e à comunicação comunitária, com debates sobre temas como economia inclusiva, identidade e o papel da moda e da criatividade nas periferias.
Cultura e Empreendimento na Expo
A área dos Empreendedores reunirá startups e iniciativas de impacto social que poderão apresentar seus projetos diretamente a investidores. O espaço Jovens Empreendedores destaca ações desenvolvidas por adolescentes e crianças, já o espaço Favela Agro, será dedicado ao potencial produtivo das favelas no agronegócio.
Na área cultural, o público terá acesso a atividades como teatro, exibições audiovisuais, desfiles de moda, apresentações de samba rock, baile e intervenções de arte urbana, além dos espaços Beleza das Favelas e Artes de Quebrada.
Acesse a programação completa: Link
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
