O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, da Rede D’Or, concluiu a primeira visita de manutenção da certificação ISO 45001. Trata-se de uma norma internacional que reconhece sistemas de gestão eficazes para garantir ambientes de trabalho seguros. A instituição havia conquistado o selo pela primeira vez em 2024 e, agora, reafirma seu compromisso com a proteção e bem-estar dos colaboradores.
De acordo com Fredeson Borges, Coordenador e Engenheiro de Segurança do Trabalho, a ISO 45001 estabelece práticas que reduzem riscos, previnem acidentes e fortalecem a cultura de prevenção dentro das organizações.
“O principal objetivo da norma é prevenir lesões, garantir ambientes seguros e promover a melhoria contínua dos processos. É um trabalho diário, que exige envolvimento de toda a equipe”, afirma.
O especialista destaca ainda que o resultado é fruto do engajamento coletivo. “Manter esses parâmetros de segurança requer esforço contínuo. Todos os profissionais do Hospital têm papel fundamental para que esse padrão seja preservado.”
Para Emanuelle Lemos, Diretora Geral do hospital, investir em segurança do trabalho é também cuidar dos pacientes. “O Hospital é um ambiente onde a saúde dos trabalhadores impacta diretamente a qualidade da assistência. Um ambiente seguro e saudável reflete em cuidados melhores para quem atendemos”, ressalta.
Inaugurado em junho de 2017, o Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano foi o primeiro da marca São Luiz fora da capital paulista. Desde então, tornou-se referência na região do ABC pelo cuidado humanizado e excelência técnica. Com mais de 37 mil metros quadrados e certificação internacional da Joint Commission International (JCI), a unidade integra a Rede D’Or, maior empresa de saúde da América Latina.
Sobre a Rede D’Or
Maior empresa de saúde da América Latina, com presença em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Rede D’Or tem foco em atendimento humanizado, qualificação da equipe, adoção de novas tecnologias, sendo referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos. Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or conta com 79 hospitais, 55 clínicas oncológicas, serviços complementares, e investe em inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.
_________
Fonte: VFR COMUNICAÇÃO
