A Prefeitura de Mauá realiza a partir desta segunda-feira, 24 de novembro, a 12 de dezembro mais uma edição da campanha ‘Fique Sabendo’, iniciativa que objetiva estimular o diagnóstico precoce de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), antes chamadas de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como HIV, sífilis e hepatites virais. Durante o período, a rede municipal intensificará a oferta de testes rápidos, gratuitos e sigilosos, com ações pontuais nos territórios da saúde na cidade, inclusive dentro de comunidades.
>>mais notícias: Mauá
O ponto de referência para a campanha será o CRS (Centro de Referência em Saúde), localizado à Rua Santa Helena, 19, na Vila Magini, que realiza testagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h20. O resultado é entregue em cerca de 20 minutos. Nesta semana, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), cujas testagens são geralmente direcionadas a grávidas, também entrarão na força-tarefa e realizarão testes a toda a população para reforçar a campanha.
No dia 29 de novembro, um sábado, a unidade abrirá excepcionalmente das 8h às 16h no chamado Dia D da campanha para ampliar o acesso da população aos testes. “O diagnóstico precoce salva vidas. Quando descobrimos uma infecção a tempo, o tratamento é mais eficaz e a pessoa pode viver com qualidade e segurança, além de interromper a cadeia de transmissão”, destaca Silvia Marangoni, coordenadora da Atenção Especializada de Mauá. “Por isso, reforçamos que qualquer pessoa sexualmente ativa deve se testar pelo menos uma vez ao ano”, acrescentou.
A expectativa, com base no ano passado, é que o número de testes aumente mais de 40% durante a iniciativa – em 2024, dos 3.456 testes para HIV, 1.510 foram realizados no período da ação ‘Fique Sabendo’. A campanha ocorre tradicionalmente próxima ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, e busca combater o estigma e a desinformação em torno das ISTs.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 47 mil novos casos de HIV em 2023, e a sífilis continua sendo uma das infecções de maior crescimento, especialmente entre jovens. Em Mauá, o CRS acompanha atualmente 1.563 usuários ativos em tratamento, sendo 1.293 com HIV, 199 com hepatite C e 71 com hepatite B. Os casos de sífilis somam neste ano 556 pessoas – 338 adquirida (transmitida pelo contato sexual vaginal, anal ou oral desprotegido, ou por transfusão de sangue contaminado), 170 gestantes e 48 congênita (transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez). Deste total, 244 estão atualmente em tratamento nas 23 UBSs da cidade.
“Nosso trabalho vai além da testagem. Oferecemos acompanhamento médico, psicológico, distribuição de preservativos, orientações e todo o suporte necessário para que o paciente se sinta acolhido e protegido”, explica Tatiane Pedrosa Pereira, gerente do CRS. “O ‘Fique Sabendo’ é uma oportunidade de levar esse cuidado até para quem ainda não conhece o serviço”, reforçou.
Antigamente, usava-se o termo DST (Doença Sexualmente Transmissível) para tratar do assunto. Hoje, o conceito oficial é IST (Infecção Sexualmente Transmissível), adotado pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A mudança não é apenas de nome, ela reflete compreensão mais ampla do processo de contágio, pois o foco é diagnosticar e tratar precocemente as infecções.
Muitas pessoas podem carregar o vírus ou a bactéria sem apresentar qualquer sintoma, mas ainda assim transmitir a infecção. Além disso, nem toda infecção se transforma em doença – o que reforça a importância de realizar o teste mesmo sem sinais aparentes. “Por isso, insistimos na testagem preventiva. E a campanha é uma oportunidade para que todos, especialmente jovens e adolescentes, conheçam seu estado de saúde e se protejam”, ressaltou Tatiane.
Em 2024, Mauá realizou 3.456 testes de HIV (com 53 positivos), 3.127 de sífilis (271 positivos), 1.761 de hepatite B (7 positivos) e 3.355 de hepatite C (19 positivos). Já em 2025, até outubro, os números parciais indicam 3.463 testes de HIV (45 positivos), 2.941 de sífilis (219 positivos), 1.521 de hepatite B (4 positivos) e 2.775 de hepatite C (29 positivos).
Durante a campanha do ano passado foram realizados 1.510 testes de HIV, com apenas uma positividade detectada, e 1.430 testes de sífilis, que resultaram em 53 diagnósticos confirmados, sendo 30 em mulheres e 23 em homens.
Além de ser gratuito e confidencial, o teste rápido pode ser realizado por adolescentes a partir de 12 anos de idade sem a necessidade de acompanhante, conforme prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). “A mensagem principal é simples, saber é se cuidar. Quanto mais pessoas fizerem o teste, mais vidas poderão ser preservadas”, completou Silvia Marangoni.
Campanha ‘Fique Sabendo’ 2025
Data: 24 de novembro a 12 de dezembro – Dia D será em 29 de novembro (sábado), das 8h às 16h
Local: CRS (Centro de Referência em Saúde) – Rua Santa Helena, 19, Vila Magini, onde testes rápidos, gratuitos e sigilosos para HIV, sífilis e hepatites virais podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h20
_______
Fonte: PMM
