Um estudante de 12 anos foi baleado na manhã desta quarta-feira (26) dentro da Escola Municipal Hélio Smidt, no Complexo da Maré, zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o menino estava no pátio quando um tiro atingiu a perna esquerda. Ele recebeu atendimento inicial na Clínica da Família e foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas; encontra-se estável e não corre risco de vida.
A ocorrência aconteceu durante uma ação emergencial deflagrada pela Polícia Civil na região para conter uma possível disputa entre facções. Em nota, a corporação informou que informações de inteligência apontaram movimentação de homens armados prontos para atacar comunidade rival. A Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) desencadearam a operação “para evitar um confronto que poderia fazer diversas vítimas inocentes”. O comunicado não menciona o adolescente ferido.
Operação policial e reflexos viários
A Polícia Civil afirma que três suspeitos apontados como traficantes — ligados à segurança de um líder de facção — morreram em confronto. Uma pessoa foi presa e houve apreensão de dois fuzis e pistolas.
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) relatou interdições intermitentes nos dois sentidos da Linha Amarela, que conecta Zona Norte e Zona Oeste. O órgão orientou motoristas e passageiros a redobrar a atenção e, quando possível, optar por rotas alternativas, lembrando que “as forças policiais possuem autonomia para realizarem fechamento de vias sem aviso prévio”.
Impactos na UFRJ e reforço do policiamento
O Instituto Fogo Cruzado informou que pelo menos dois projéteis atingiram janelas do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) na UFRJ; disparos também foram ouvidos no Centro de Tecnologia (CT). Não há registro de feridos nos campi citados.
Em nota, a Polícia Militar declarou que equipes do Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e do Batalhão Especializado em Policiamento nas Vias Expressas (BPVE) reforçaram o policiamento no entorno da Maré. As interdições temporárias nas vias tiveram como objetivo “proteger a integridade física dos usuários”.
O que se sabe até agora
- Aluno de 12 anos ferido no pátio da E.M. Hélio Smidt; quadro estável;
- Operação da Polícia Civil citou inteligência para prevenir confronto;
- Três suspeitos mortos, um preso; armas apreendidas;
- Linha Amarela com bloqueios intermitentes;
- UFRJ registrou estilhaços em janelas; sem feridos;
- PM reforçou policiamento com RECOM e BPVE.
_________
*Com informações: Agência Brasil
