O Centro de Santo André vai ferver neste sábado (29) com show da Ciência de Chico, uma das bandas mais bem conceituadas de homenagem ao músico Chico Science, falecido em 1997. A partir das 11h, os músicos vão tomar conta do palco da Concha Acústica, na frente da Casa da Palavra Mário Quintana, dando início a um dia repleto de atividades para celebrar o Mês da Consciência Negra. O show abre o segundo dia do Novembro Negro, evento que tem início nesta sexta-feira (28) com atividades no Parque Antônio Pezzolo – Chácara Pignatari.
>>mais notícias: Santo André
Na sexta, primeiro dia do Novembro Negro, a Chácara Pignatari recebe o Alumbwe, festival de jogos africanos de tabuleiro para adultos e crianças, que conecta os participantes às culturas, histórias e espiritualidades de África e do Brasil. A atividade começa às 10h e segue até as 16h. Quem não quiser jogar, pode ouvir as histórias contadas pelos especialistas em contação da Cia. Alcina da Palavra, também das 10h às 16h.
Às 14h, começa a palestra Ciência Africana, ministrada por Thiago Pestana, professor de história na rede municipal de São Paulo, mestre e doutor em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC e ganhador da Menção Honrosa no Prêmio Capes Tese 2025. A atividade consiste na discussão voltada para a ciência africana, mais precisamente do povo iorubá na história do Brasil e o legado desse povo para a cultura afro-brasileira.
No sábado, o Novembro Negro se muda para a Casa da Palavra para promover mais um dia cheio de atividades. Às 11h, além do show da Ciência de Chico, terá início a feira de economia criativa com empreendedores negros que ficará aberta até o final da programação, às 20h. A programação do sábado traz, ainda, exposições, apresentações culturais e o tradicional prêmio Zumbi e Dandara, que exalta quem fortalece a resistência e a história preta da cidade.
Entre as atrações do dia estão uma apresentação de cantos africanos com percussão e voz capitaneada por Peixe (11h), fundador do coletivo A BancaX, no palco da Casa da Palavra; apresentação do cantor andreense ÁLI na parte interna da Casa (14h); roda de samba Torrão Andreense (15h), na Concha Acústica; show da cantora Samira Bartolomeu (16h), seguido por sarau (17h) e batalha de rima (19h), também na Concha.
O palco da Concha Acústica recebe ainda MC Tizzi (18h) e o cantor Buia Kalu (20h). Todas os shows serão intercalados com apresentações do DJ Preto Problema. A entrega do prêmio Zumbi e Dandara acontece na parte interna da Casa da Palavra, às 18h.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Santo André e das entidades do movimento negro.


Novembro Negro – programação
Sexta-feira (28) – Parque Antônio Pezzolo – Chácara Pignatari
Festival de Jogos Africanos – Alumbwe
Das 10h às 12h e das 14 às 16h
Leitura mediada de contos e histórias africanas – Cia. Alcina da Palavra
Das 10h às 12h e das 14h às 16h
Palestra Ciência Africana
Das 14h às 16h
Endereço: Avenida Utinga, 136 – Vila Camilópolis
Sábado (29) – Casa da Palavra Mário Quintana
Atividade: Ciência de Chico
Local: Concha Acústica
Das 11h às 12h
Atividade: Marlon Alberto Domingues (Peixe) – cantos africanos com percussão
Local: Palco da Casa da Palavra
Das 11h às 12h
Atividade: MC Tizzi
Local: Concha Acústica
18h às 19h
Atividade: Cantor ÁLI
Local: Casa da Palavra
14h às 15h
Atividade: Roda de Samba Torrão Andreense
Local: Concha Acústica
15h às 16h
Atividade: cantora Samira Bartolomeu
Local: Concha Acústica
16h às 17h
Atividade: Saraus
Local: Concha Acústica
17h às 18h
Atividade: Prêmio Zumbi E Dandara – Premiação da Família Gomes Moreira
Local: Casa da Palavra
18h às 19h
Atividade: Batalhas
Local: Concha Acústica
19h às 20h
Atividade: cantor Buia Kalu
Local: Concha Acústica
20h
Atividade: DJ Preto Problema
Local: Concha Acústica
11h às 21h
Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro
______
Fonte: PMSA | Texto: Paola Zanei/PMSA
