A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) foi homenageada na noite de terça-feira, 25, durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal, como parte das comemorações da Emancipação Político-Administrativa do Município de São Bernardo do Campo. A comemoração oficial da emancipação ocorre em 30 de novembro, data em que São Bernardo se desvinculou de Santo André em 1944.
A honraria, recebida pelo presidente da entidade, Valter Moura Júnior, celebrou os 81 anos de fundação da associação, criada em 27 de setembro de 1944, poucos dias antes da emancipação da cidade.
A iniciativa da solenidade foi do vereador Jorge Araújo. O vereador Danilo Lima também esteve presente.
Muitos dos homenageados desta edição, descendentes e representantes de famílias tradicionais, também fizeram parte da ACISBEC em diferentes gestões, reforçando a ligação da entidade com o desenvolvimento da cidade.
Homenageados e a ACISBEC
O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, agradeceu o reconhecimento e destacou a importância do papel da associação.
“Receber esta homenagem da Câmara Municipal é motivo de orgulho para todos nós. A ACISBEC faz parte da história de São Bernardo e segue comprometida em apoiar o empreendedor, fortalecer o comércio e a indústria e contribuir para o desenvolvimento local. Somos uma instituição que há 81 anos trabalha ao lado da iniciativa privada”, afirmou.
A sessão solene prestou homenagens a descendentes das famílias mais antigas de São Bernardo com ligação no processo de emancipação. Também foram reconhecidos integrantes da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo) e do Grupo Cênico Regina Pacis, que apresentou o espetáculo teatral Custou, mas veio. A peça revive personagens que trabalharam pela autonomia do município. Entre os homenageados esteve Hilda Breda, presidente da AME.
Além dela, foram reconhecidos Maria Beatriz Setti Braga, Marli Corazza, Maria Claudia Setti Gouvea, Ana Maria Ronchetti, Roni Basso Fabbri, Marilena de Lima, Vicente Carlos D’Angelo, Rafael de Medeiros D’Angelo, Balbina Gregória da Silva, Álvaro Pelosini, Rafael Lentini, Alejandro Cifuentes Flores e Leonilda Montibeller Zoboli.
Emancipação
A emancipação foi resultado da luta de um grupo de pessoas lideradas por Wallace Cochrane Simonsen, que se tornou o primeiro prefeito da cidade. O grupo, conhecido como Autonomistas, aproveitou uma forma administrativa disponível no governo estadual para solicitar a separação de Santo André. A justificativa foi baseada no crescimento populacional e no aumento da arrecadação de impostos, argumentos que reforçavam a necessidade de autonomia administrativa.
Sobre a ACISBEC
Instituição com mais de oito décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.
Fotos divulgação:
Foto 1: Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC; Samara Dinis, secretária de Cultura; vereador Danilo Lima, homenageada Leonilda Montibeller, Hilda Breda, da AME e o vereador Jorge Araújo
Foto 2: Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC; Samara Dinis, secretária de Cultura; vereador Danilo Lima, homenageado Rafael Lentini, Hilda Breda, da AME e o vereador Jorge Araújo
Foto 3: vereador Jorge Araújo; Hilda Breda, da AME, Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC e Samara Dinis, secretária de Cultura
ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br
Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com
Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com
Novembro/2025
_________
Fonte: ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
