O projeto do BRT-ABC, um dos investimentos mais aguardados para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo, registrou avanços significativos neste final de ano. O cronograma de obras foca agora na finalização estrutural de nove paradas ao longo do percurso de 17,3 quilômetros, que conectará o centro de São Bernardo do Campo ao Terminal Sacomã, na capital paulista.
Atualmente, o canteiro de obras se estende por diversas frentes, com destaque para o processo de envidraçamento das plataformas. Até o início deste mês, apenas a parada Metrópole exibia a estrutura completa. No entanto, as estações Aldino Pinotti (São Bernardo) e Vila Império (São Paulo) já recebem os painéis de vidro, alterando a paisagem urbana das avenidas que compõem o trajeto.
Cronograma e Estágio das Obras
A previsão da concessionária e dos órgãos responsáveis é que as nove primeiras paradas estejam totalmente concluídas em meados de janeiro de 2026. Entre as unidades que estão na reta final de estruturação, destacam-se:
- São Bernardo do Campo: Senador Vergueiro, Winston Churchill, Afonsina, Rudge Ramos e Parada Mauá.
- São Paulo: Além da Vila Império, a estrutura da parada Fundações começou a ser executada no último dia 17 de dezembro.

No total, o sistema BRT-ABC contará com 16 estações e três terminais, oferecendo uma alternativa rápida e moderna ao transporte convencional por ônibus e à saturação das vias arteriais que ligam o ABC à capital.
Tecnologia e Conforto ao Passageiro
Diferente dos corredores de ônibus comuns, o modelo BRT (Bus Rapid Transit) de São Caetano, São Bernardo e São Paulo foi projetado para oferecer uma experiência próxima à do metrô. As paradas possuem plataformas elevadas, niveladas com o piso dos veículos, o que facilita a acessibilidade.
Diferenciais das Estações:
- Climatização: Ambiente interno com ar-condicionado.
- Conectividade: Disponibilidade de sinal Wi-Fi gratuito para os usuários.
- Informação: Painéis digitais com dados em tempo real sobre a chegada e partida das linhas.
- Eficiência no Embarque: O pagamento da tarifa será realizado de forma antecipada, fora do ônibus, na área de pré-embarque, reduzindo o tempo de parada dos veículos.
Integração Regional
O BRT-ABC funcionará como um eixo integrador de modais. O trajeto de 17,3 km foi desenhado para permitir a conexão física com outras linhas de ônibus municipais e intermunicipais, além do acesso facilitado a sistemas sobre trilhos no Terminal Sacomã.
A estrutura robusta e o foco em tecnologia buscam atrair não apenas o usuário habitual do transporte público, mas também motoristas que buscam fugir do trânsito da Via Anchieta e da Avenida do Estado, contribuindo para a redução da emissão de poluentes e otimização do tempo de deslocamento regional.
