O silêncio voltou a ser prioridade em São Bernardo. Nesta sexta-feira (16/1), a Guarda Civil Municipal (GCM) lançou mais uma etapa da Operação Bairro Mais Seguro, com foco total na região do Batistini. A estratégia é clara: ocupar o espaço antes que as grandes aglomerações e os chamados “pancadões” consigam se formar.
A ação concentrou esforços em pontos críticos como o Jardim Detroit, Carminha, Batistini e Sítio Bom Jesus. Ao todo, 39 guardas em 20 viaturas — incluindo equipes da Romu, Ambiental, motos e bicicletas — montaram um verdadeiro cordão de isolamento preventivo.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
“Chegar cedo é o segredo”
Diferente de abordagens que tentam dispersar multidões já formadas, a GCM de São Bernardo está apostando no patrulhamento antecipado. “A estratégia é agir antes do horário crítico, reduzir o fluxo para os pontos mais sensíveis e evitar que o pancadão se forme”, explicou o Inspetor Stracci, responsável pela região. Quando as viaturas se posicionam logo cedo, o efeito inibidor é imediato.
E os números da semana passada provam que a tática funciona. Em três dias de atuação, a GCM:
- Realizou 461 abordagens;
- Vistoriou 438 veículos;
- Apreendeu 40 veículos irregulares (19 carros e 21 motos);
- Realizou 81 testes de bafômetro (com 38 recusas e 2 prisões por embriaguez).
O desabafo de quem vive no local
Para quem mora na região, a presença da farda é sinônimo de noite bem dormida. Uma moradora antiga, que vive no Batistini há 40 anos, desabafou sobre o impacto dos bailes irregulares. “De uns 10 anos para cá ficou quase impossível morar aqui. A gente perde até o direito de entrar e sair de casa. No último fim de semana, com a presença da Guarda, isso não aconteceu”, relatou.
Operação Dorme Bem: O reforço noturno
Para garantir que o trabalho feito durante o dia não se perca ao anoitecer, a GCM emenda a fiscalização com a Operação Dorme Bem. É o patrulhamento ostensivo que atravessa a madrugada para impedir que o som alto retorne.
O comandante da GCM, Eduardo dos Santos, reforça que a tolerância é zero para a perturbação do sossego. “A Operação Dorme Bem entra para dar continuidade ao controle iniciado durante o dia, com presença preventiva e atuação firme”, afirmou. Além de combater o barulho, as blitze também focam em crimes como o tráfico de drogas — uma ocorrência já foi registrada nesta sexta.
_________
Por: Odair Junior\ *Com informações: PMSBC
