Em meio à rotina intensa e acelerada de São Paulo, crises de ansiedade, surtos emocionais e situações de sofrimento psíquico podem afetar pessoas em diferentes contextos do cotidiano, inclusive durante os deslocamentos diários. Para lidar melhor com esse tipo de ocorrência, colaboradores que atuam nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda estão passando por um treinamento específico em saúde mental.
A iniciativa, chamada Socorristas de Saúde Mental, capacita funcionários para reconhecer sinais de sofrimento emocional, realizar o acolhimento inicial de forma segura e empática, além de acionar corretamente a rede de apoio quando necessário. O foco está na escuta qualificada e na redução de riscos tanto para o cliente quanto para o ambiente das estações e trens.
Iniciado no fim de 2024, o programa teve grande aderência, com mais de 770 colaboradores inscritos, distribuídos em 32 turmas. A participação é voluntária e reúne principalmente profissionais da operação, que mantêm contato diário com milhares de passageiros. Uma nova turma está prevista para começar ainda em janeiro deste ano.
O treinamento é dividido em dois módulos de quatro horas cada. O primeiro aborda a identificação de sinais de sofrimento mental e técnicas de Comunicação Não Violenta, com foco na escuta empática, enquanto o segundo apresenta noções sobre os principais transtornos mentais e orientações sobre como agir em situações de crise, sempre priorizando a segurança e o encaminhamento adequado.
As aulas são conduzidas por psicólogos especialistas, com apoio técnico da Telus e do Programa de Apoio Viva Bem — voltado para os colaboradores da organização. Durante os encontros, os participantes discutem situações reais vivenciadas nas estações e nos trens — desde sofrimento psíquico a crises de ansiedade — o que permite ampliar a capacidade de resposta da equipe.
“Muitas vezes, o que faz diferença é alguém preparado para ouvir, acalmar e conduzir da forma correta. Com o projeto Socorristas de Saúde Mental, a ViaMobilidade e a ViaQuatro reafirmam seu compromisso com a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores e clientes que circulam diariamente por nossas linhas”, explica Angra Alves, analista do time de Saúde e Bem-Estar e uma das responsáveis pelo acompanhamento do projeto.
A expectativa é que a capacitação contribua para um ambiente mais seguro e preparado para lidar com um tema cada vez mais presente no cotidiano das grandes cidades: a saúde mental em espaços públicos de alta circulação.
Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Sobre a ViaMobilidade – Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
Sobre a ViaMobilidade – Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
