A deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania23) foi eleita, na última quinta-feira (27), presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo, para o primeiro biênio da 20ª Legislatura. A indicação da deputada foi aprovada por todos os demais membros do colegiado. O cargo de vice-presidente será ocupado pelo deputado estadual Maurici (PT).
Logo após a votação, a deputada Ana Carolina Serra falou sobre como pretende conduzir os trabalhos frente à Comissão.
“Diante do quadro repleto de desafios para a nova gestão que se inicia, a prioridade desta Comissão deve ser a de contribuir com o Governo do Estado e com os municípios para que, de forma conjunta, construam ações coordenadas e planejadas de políticas públicas que visem o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, sempre em busca da melhoria da qualidade de vida da população”, projetou a presidente.
A deputada enfatizou a importância de políticas públicas que atendam, de forma adequada, a população que vive nas regiões metropolitanas, observando-se as peculiaridades locais e regionais.
“O Estado de São Paulo possui diversas regiões metropolitanas, que são áreas urbanas que englobam municípios próximos e interligados, formando uma conurbação, e que em inúmeras localidades sequer é possível distinguir o término de uma cidade e o início da outra. Além da concentração populacional, as atividades econômicas, como comércio, serviços e indústrias, e os serviços públicos, como saúde, educação, segurança e mobilidade urbana, também ultrapassam os limites municipais. Assim, a função da região metropolitana é promover a integração e o desenvolvimento socioeconômico e social dos municípios que a integram, além de pensar e programar políticas públicas que atendam, de forma adequada, a população que vive nessas regiões, observando-se as peculiaridades locais e regionais”, pontuou Ana Carolina Serra.
Ana Carolina Serra destacou ainda os principais desafios a serem enfrentados pela Comissão.
“Sabemos que as regiões metropolitanas do Estado enfrentam diversos problemas relacionados ao crescimento urbano acelerado e sem qualquer planejamento, dentre os quais se destacam: trânsito intenso e congestionamentos; deficiência na oferta de serviços públicos tais como saúde, educação e saneamento básico; desigualdades socioeconômicas, com áreas de exclusão social e moradias precárias; altos índices de violência; poluição atmosférica e sonora, além de problemas ambientais, como enchentes e deslizamentos de terra; dificuldade de mobilidade urbana, como falta de integração entre os diferentes modais de transporte e a falta de investimento em transporte público de qualidade; e altos custos de vida, ampliam a desigualdade social e aumentando o número de pessoas e famílias socialmente vulneráveis. Melhorar os serviços e diminuir as desigualdades são os nossos principais desafios”, finalizou a deputada.
São Membros Efetivos da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais
Ana Carolina Serra (Cidadania23) – Presidente
Maurici (PT) – Vice-presidente
Paulo Mansur (PL)
Ricardo Madalena (PL)
Tenente Coimbra (PL)
Ana Perugini (PT)
Luiz Fernando T. Ferreira (PT)
Jorge Wilson Xerife do Consumidor (REPUBLICANOS)
Edmir Chedid (UNIÃO)
Rogério Santos (MDB)
Ricardo França (PODEMOS)
Paulo Correa Jr (PSD)
Helinho Zanatta (PSC)