Enxergar bem é sinônimo de independência, especialmente para quem já passou dos 60. De olho no envelhecimento da população e na crescente demanda por cuidados oftalmológicos, a Prefeitura de São Bernardo confirmou, nesta quarta-feira (21/1), que a Clínica Municipal da Visão vai ampliar o número de cirurgias de catarata.
>>mais notícias: São Bernardo
O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Lima, que visitou as instalações e conferiu de perto o fluxo de atendimentos. O reforço na produção cirúrgica é fruto de um investimento pesado feito em 2025, quando a unidade ganhou um centro cirúrgico próprio, eliminando a necessidade de transferir pacientes para outras alas hospitalares.
Mais do que um hospital, um centro tecnológico
A estrutura impressiona quem passa pelos dois pavimentos da clínica. São 2.000 metros quadrados que abrigam desde consultas de rotina até exames de alta complexidade, como tomografia de retina e ultrassonografia ocular. No último ano, o local registrou a marca impressionante de 156 mil atendimentos.
“Esse espaço foi inaugurado como se fosse um hospital, mas ele não tinha um centro cirúrgico. Em maio do ano passado, nós entregamos esse centro cirúrgico e, agora, vamos avançar com a ampliação dos atendimentos”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
Atendimento especializado para todas as idades
Com um investimento de R$ 150 mil nas melhorias mais recentes, a clínica hoje é um hub completo. Além da catarata, o foco se estende para áreas críticas como glaucoma, estrabismo e oftalmologia infantil. O objetivo da gestão é garantir que o morador de São Bernardo resolva tudo em um só lugar, da primeira consulta ao pós-operatório.
A ampliação das cirurgias chega em um momento estratégico, já que o parque tecnológico da unidade — que inclui biometria e mapeamento de retina — está operando em capacidade total para absorver a demanda reprimida da região.
_______
*Com informações: PMSCS
