O relógio está correndo para quem busca uma vaga no ensino superior público. Termina nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, o prazo de inscrição para o Sisu 2026. Esta edição não é apenas mais uma: o Ministério da Educação (MEC) confirmou que esta é a maior oferta de vagas da história do programa, com mais de 274,8 mil oportunidades espalhadas por todo o Brasil.
Quem pode participar e as novas regras
A grande novidade deste ano é a flexibilidade. Agora, quem participou de qualquer uma das três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025) pode tentar uma vaga. O sistema é inteligente: ele vai selecionar automaticamente a edição em que você teve a melhor média para o curso escolhido. “As notas de treineiros não serão consideradas” e, claro, é preciso ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação.
Incentivo financeiro e cursos em alta – Sisu
Além do número recorde de vagas, o governo está de olho no futuro. Houve uma expansão significativa em cursos de Inteligência Artificial e tecnologia. Para quem quer seguir a carreira de professor, o incentivo é pesado: alunos de licenciaturas presenciais podem receber o Pé-de-Meia Licenciaturas, um auxílio mensal de R$ 1.050 durante toda a graduação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado sai rapidinho, no dia 29 de janeiro.
