Em uma cerimônia com Teatro Cacilda Becker lotado, na noite desta quinta-feira (22/1), a Prefeitura de São Bernardo deu posse a 432 conselheiros de saúde, que foram eleitos por votação direta em novembro de 2025. São 38 conselheiros municipais e 394 conselheiros locais de Saúde, representantes dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e dos trabalhadores da saúde que vão fiscalizar e ajudar na construção das políticas do município.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, realizou a entrega simbólica do certificado para duas conselheiras, representando todo o grupo, parabenizou os eleitos e afirmou que conta com a ajuda de todos eles para construir na cidade uma saúde cada vez melhor. “Nós já fizemos muito. Abrimos o pronto-socorro do Hospital de Urgência, reconstruímos a UPA Vila São Pedro, entregamos a nova UBS São Pedro II, zeramos filas com a Caravana da Saúde, mas nada disso eu fiz sozinho. Fiz com a ajuda das equipes e dos conselheiros e é com essa ajuda que vou continuar contando”, declarou.
Marcelo Lima citou ainda avanços nas demais áreas, como a entrega de 115 novos ônibus para a frota municipal, a conclusão e entrega da Ponte Estaiada, a Faculdade Municipal de São Bernardo, o Programa Cidade Linda de Viver, entre outras conquistas. “A cidade está mais alegre, o povo com a autoestima elevada e tudo isso também impacta na saúde. Eu conto com vocês para fiscalizar, para cobrar as três esferas do governo e, assim, a gente possa fazer ainda mais”, finalizou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, lembrou que a rede de saúde de São Bernardo é robusta e complexa, destacando que “é muito importante” que os conselheiros atuem nas unidades e possam trazer soluções para os problemas do cotidiano. “Quero parabenizar cada um de vocês, que foram democraticamente eleitos para ajudar a construir uma saúde cada vez melhor”, afirmou. Já o adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima, pontuou que a gestão da Secretaria “está aberta para receber todos os conselheiros, ouvi-los e atuar em conjunto para fortalecer e qualificar o atendimento”. O evento contou também com a participação do secretário municipal de Governo, Ivan Silva, e vereadores.

LONGEVAS – Representando os profissionais de saúde, a agente comunitária de saúde da UBS Pauliceia, Izildinha Lourenço Ferreira, de 67 anos, que há 15 anos é conselheira local e há 8 anos conselheira municipal, afirmou que sua maior motivação é poder ajudar os colegas de trabalho. “A gente está sempre dialogando com a gerência da unidade, ajudando a resolver as situações”, declarou. Atuando há 30 anos como conselheira, Lucia Gomes, 79, falou da satisfação em desempenhar esse papel. “É muito trabalho, mas também é muito gratificante saber que estamos ajudando a população, a gestão na cidade e na evolução do SUS”, concluiu.
______
Fonte: PMSBC | Texto: Aline Melo/PMSBC
