Profissionais de saúde de São Bernardo têm uma grande oportunidade de qualificação e evolução profissional. A segunda fase do Programa Educa Mais Saúde, que oferece bolsas de estudos na área da saúde, abre inscrições a partir deste sábado (24/1) para bolsas de pós-graduação. O edital que oficializa o projeto foi lançado nesta sexta-feira (23/1), com publicação no Notícias do Município. São 51 bolsas, com modalidades presenciais e EAD (educação à distância).
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Estão sendo oferecidas 46 bolsas de Gestão Pública em Saúde (modalidade presencial no Centro Universitário Faculdade de Medicina ABC/FMABC), duas para Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica (modalidade presencial na Universidade Cidade de São Paulo/ Unicid), uma para Enfermagem em Urgência e Emergência (modalidade presencial na Universidade Cidade de São Paulo/Unicid), uma para Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos (modalidade EAD na Universidade Cidade de São Paulo/ Unicid) e uma para Marketing e Gestão de Negócios para Ópticas (modalidade EAD na Universidade Cidade de São Paulo/ Unicid).
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, ressaltou o significado do ‘Educa Mais Saúde’, destacando que o programa irá promover uma verdadeira revolução no município. “São Bernardo é uma cidade que voltou a sonhar. Quando estávamos construindo o Plano de Governo, ouvindo a população, conversando, muitas pessoas falavam desse desejo de fazer uma faculdade, uma pós-graduação e foi por isso que criamos o Programa Faculdade Municipal São Bernardo, porque a educação superior também pode ser gratuita, que alcance a todos e com qualidade”, frisou.
“O Educa Mais Saúde vai além, porque vai preparar o profissional que daqui um tempo vai estar na nossa rede, construindo e qualificando o SUS (Sistema Único de Saúde), melhorando de vida e ajudando a cidade”, concluiu o chefe do Executivo municipal.
A primeira fase do ‘Educa Mais Saúde’, lançado oficialmente em 19 de janeiro, oferece 54 bolsas de graduação, tecnólogo e técnico na saúde, sendo três bolsas de Medicina, cinco de Enfermagem, cinco de Gestão Hospitalar, cinco de Biomedicina, cinco de Terapia Ocupacional, cinco de Psicologia, 11 de Técnico de Enfermagem e 15 de Tecnólogo de Gestão da Saúde Pública (EAD). As inscrições para o curso de Medicina vão até o próximo domingo (25/1) e dos demais cursos até 2 de fevereiro.

VANGUARDA – O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, afirmou que, com a expectativa de crescimento do programa e mais bolsas sendo oferecidas, a cidade está na vanguarda da combinação entre políticas públicas e gestão de redes de saúde. “A contrapartida de quem for beneficiado com as bolsas é prestar uma determinada quantidade de horas de serviços na rede. Não tenho dúvidas que esses profissionais vão se apaixonar pelo trabalho que já é feito em São Bernardo, vão ingressar na nossa rede e o saldo final é positivo para todos. Um programa ousado, como tem sido a gestão do nosso prefeito Marcelo Lima”, concluiu.
INSCRIÇÕES – Todos os trabalhadores da rede municipal de saúde de São Bernardo, independentemente do tipo de vínculo, podem se inscrever para concorrer às bolsas, desde que tenham pelo menos um ano de trabalho na rede e não estejam matriculados em nenhum outro curso de pós-graduação.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/educa-mais-saude/, no botão exclusivo para funcionários, entre os dias 24 de janeiro e 23 de fevereiro. Todos os inscritos farão uma prova no dia 8 de março, na Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425, Jardim do Mar), com divulgação do resultado preliminar em 10 de março. Todos os detalhes do edital podem ser conferidos pelo link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/pt/web/sbc/imprensa-oficial na edição do Notícias do Município de 23 de janeiro.
