No verão, a estação mais quente do ano, muitos buscam a praia como destino para curtir as férias e se refrescar. Para alguns, esse destino é sinônimo de lazer, para outros oportunidade de negócio. Esse é o caso do empreendedor João Dias dos Santos, 64 anos, que solicitou microcrédito do Banco do Povo Paulista (BPP), programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), para investir no seu food truck à beira-mar.
Natural da Bahia, ele e a esposa escolheram o município de Praia Grande, no litoral de São Paulo, para tentar a vida e criar uma família. Começou trabalhando no setor de construção civil e aproveitava as horas vagas para vender amendoim na praia para aumentar a renda.
O que antes era um trabalho paralelo, virou a principal fonte de receita, quando, há 40 anos, João conseguiu um ponto fixo de carrinho de praia e decidiu sair do trabalho para empreender.
João tem o auxílio dos filhos Wilson, 32 anos, e Alice dos Santos, 27 anos, para administrar o negócio e contou com o apoio do Banco do Povo mais de uma vez para renovar os materiais de trabalho. “O Banco do povo nos ajudou a atualizar os equipamentos, sem comprometer o caixa da empresa e alavancar o faturamento”, conta Wilson.
A família também revela uma preocupação com o meio ambiente ao investir em energia solar para o funcionamento dos freezers e fritadeiras utilizadas na preparação dos alimentos.
“Gostamos de trabalhar com isso. Tudo que construímos saiu da praia. Somos muito gratos. Eu me formei em administração e a minha irmã em arquitetura, graças a renda que conseguimos com o empreendimento do meu pai”, celebra Wilson.
O food truck João União conta com um cardápio variado, com porções de frutos do mar, lanches artesanais, pastéis, hot dog e sobremesas. O filho de João comenta que nas férias as vendas aumentam bastante. “Nossa maior renda é no verão, o faturamento aumenta mais 500% em comparação com baixa temporada”, explica.
Linhas de crédito
O BPP oferece condições facilitadas, com juros menores que os praticados pelo mercado, visando apoiar a criação e o crescimento de negócios como o de João. São três linhas de crédito: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro, com valores entre R$ 200 e R$ 21 mil. Para saber como solicitar o crédito, acesse a página do Banco do Povo Paulista, no site da SDE.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

