Após a pausa para as festividades de Carnaval e o período da Quarta-feira de Cinzas, a rotina do trânsito paulistano volta ao normal. A Prefeitura de São Paulo confirmou a retomada do Rodízio Municipal de Veículos a partir desta quinta-feira, 19 de fevereiro. A medida, que estava suspensa para facilitar o deslocamento durante o feriado prolongado, volta a aplicar multas para quem desrespeitar os horários de restrição no Centro Expandido.
Para quem sai das cidades do Grande ABC: como Santo André, São Bernardo e São Caetano em direção à capital, a atenção deve ser redobrada, já que a fiscalização eletrônica volta a operar plenamente nos acessos principais.
Horários e perímetros de restrição
O rodízio em São Paulo não sofreu alterações em sua dinâmica tradicional. A proibição de circulação continua valendo em dois períodos estratégicos para tentar desafogar as vias nos horários de pico:
- Manhã: Das 7h às 10h.
- Tarde/Noite: Das 17h às 20h.
A restrição é aplicada no chamado Centro Expandido, área delimitada pelas marginais Pinheiros e Tietê, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Placas da vez: Quem não pode circular nesta quinta?
Com o retorno do calendário oficial, nesta quinta-feira (19), os veículos com placas finais 7 e 8 estão proibidos de circular dentro do perímetro e horários estabelecidos. Na sexta-feira (20), a restrição encerra a semana com os finais 9 e 0.
Relembre o calendário semanal do rodízio:
- Segunda-feira: Finais 1 e 2
- Terça-feira: Finais 3 e 4
- Quarta-feira: Finais 5 e 6
- Quinta-feira: Finais 7 e 8
- Sexta-feira: Finais 9 e 0
Vale destacar que a prefeitura pode suspender a medida eventualmente em casos específicos, como feriados nacionais, estaduais ou em situações excepcionais como greves no transporte público, o que não é o caso para este final de semana pós-folia.
Multas e pontuação na CNH
Transitar em locais e horários não permitidos pelo rodízio é considerada uma infração de trânsito de natureza média. O motorista flagrado pelas câmeras ou por agentes de trânsito terá que arcar com uma multa no valor de R$ 130,16, além de receber 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
_____
*Com informações: Agência Brasil

