O Grupo de Trabalho (GT) Divisas do Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta sexta-feira (20/2), reunião estratégica para tratar das pautas comuns entre a região e a Capital paulista. No encontro, foram debatidas as demandas apresentadas por oito subprefeituras da cidade de São Paulo ao Grande ABC, com foco na construção de soluções integradas para as áreas limítrofes.
As discussões envolvem temas estruturantes para a região, como mobilidade, segurança, meio ambiente, drenagem, saneamento e ordenamento territorial. As áreas envolvem questões que exigem planejamento integrado, considerando as regiões de divisa entre os municípios e a Capital.
O GT Divisas também irá elaborar um documento unificado com as principais demandas do Grande ABC a serem apresentadas à Prefeitura de São Paulo. A proposta é consolidar prioridades regionais e fortalecer o diálogo institucional.
Além das tratativas com a Capital, o grupo deverá discutir, de forma conjunta, reivindicações a serem encaminhadas a órgãos estaduais estratégicos, como a São Paulo Águas (SP Águas), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre outros. O objetivo é alinhar posicionamentos e ampliar a capacidade de articulação regional junto ao Governo do Estado.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroldo Silva, ressaltou que o objetivo é intensificar a integração regional das políticas públicas entre as sete cidades e a Capital.
“A atuação do GT Divisas reforça a estratégia do Consórcio ABC de promover soluções integradas para desafios compartilhados, fortalecendo a governança metropolitana e a cooperação intermunicipal em benefício da população do Grande ABC”, afirmou.
_______
Fonte: Consórcio ABC

