A Prefeitura de São Bernardo, por meio da COREME (Comissão de Residência Médica) e COREMU (Comissão de Residência Multiprofissional) da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, a formatura de 58 residentes de oito áreas distintas na Medicina, após períodos de dois ou três anos de prática. O evento foi realizado no Teatro Cacilda Becker.
QUALIFICAÇÃO – Coordenadora da COREME e do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, Bárbara Barreiros explica que os programas de residência qualificam tecnicamente a rede municipal de Saúde. “Esses residentes precisam ter um programa teórico que deve ser executado e praticado na nossa rede e isso faz com que as melhores evidências científicas que estão disponíveis sejam, ano a ano, renovadas.”
“Ao mesmo tempo que os residentes vão aplicar isso diretamente para os nossos pacientes, as pessoas que moram aqui na cidade, nos mais diversos níveis de complexidade, tanto em atenção básica, nos postos de saúde, nas áreas especializadas e também nos centros cirúrgicos”, detalha.
Formando da residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Gustavo Mozart de Souza Silva, 23, é dentista e escolheu a residência pela identificação com a saúde pública e contou que foi atraído pela robustez da rede de saúde de São Bernardo, onde atuou na UBS Leblon pelos últimos dois anos. “Foi muito gratificante poder estar nesse contexto da atenção primária, poder aprender muito dentro das consultas individuais, em grupos, palestras, em atividades extra-muros, e claro, dentro da própria UBS. Foi muito gratificante para a minha carreira profissional, mas também como pessoa.”
ORGULHO – Representando o prefeito Marcelo Lima e o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, o secretário adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima, exaltou o orgulho e a alegria por fazer parte do evento e parabenizou tanto os formandos quanto os coordenadores e preceptores dos programas. “A gente sabe das dificuldades que todos vocês enfrentaram para estarem chegando nesse momento especial”, afirmou.
“Um dia em que a gente está finalizando mais um ciclo com a formação de vocês e iniciando outro, o da vida de profissionais especializados. Não tenho dúvidas de que estamos formando os melhores profissionais, até porque a rede de saúde de São Bernardo é realmente um grande celeiro para a formação de bons profissionais do SUS”, finalizou.
Compuseram a mesa solene, além do secretário adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima, e da coordenadora da COREME e do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, Bárbara Barreiros, a coordenadora da COREMU, Joana Serafim Kobel, a coordenadora do Programa de Residência Médica de Anestesiologia, Dra. Raquel Pei Chen Chan, o coordenador do Programa de Residência Médica de Cirurgia Geral, Dr. Luiz Guilherme Lisboa Gomes, a coordenadora do Programa de Residência Médica de Clínica Médica, Dra. Mariliza Rocha Silva, a coordenadora do Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, Dra. Silvana Aparecida Giovanelli, o coordenador do Programa de Residência Médica de Pediatria, Dr. Luis Fernando Delgadillo Trigo, o coordenador do Programa de Residência Médica de Psiquiatria, Dr. Henrique Soares Paiva, a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Mestra Heloisa Gonçalves Alexandre e a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Dra. Marcele Pescuma Capeletti Padula.
Falaram pelas suas turmas as residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Sophia Hera dos Reis Silva e Paula Mayumi Isewaki; do Programa de Residência Médica de Anestesiologia, Luiz Fernando de Matos Xavier; do Programa de Residência Médica de Cirurgia Geral, Luarha Gomes de Carvalho; do Programa de Residência Médica de Clínica Médica, Cítara Trindade de Queiroz; do Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, Rafaella Alves de Almeida; do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade, Lara Guerra Guimarães; do Programa de Residência Médica de Pediatria, Julia Pompeu; e do Programa de Residência Médica de Psiquiatria, Lorene Machado Nascimento.
A Residência Médica foi criada em 2013 em São Bernardo e iniciou sua primeira turma em 2014. Durante estes 12 anos formaram-se 355 novos médicos especialistas nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia, Clínica médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Psiquiatria. Já a Residência Multiprofissional foi criada em 2015 no município e iniciou sua primeira turma em 2016. Nesses 10 anos, formaram-se 88 profissionais multi nos Programas de Saúde Mental e Saúde da Família, sendo enfermeiros, psicólogos, dentistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

