A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, anuncia uma programação cultural cheia na Biblioteca Belmonte, em Santo Amaro, com quatro atividades programadas durante a semana para crianças, jovens e familiares a partir do dia 23 até 27 de fevereiro, entre os horários da manhã e tarde.
Na segunda (23), às 14h, a programação da Biblioteca Belmonte abre com a contação de Ivani Magalhães “No colo do livro com os livros ao colo“, mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos. A sala da primeira infância transforma-se em um quarto de brinquedos, onde as crianças interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar.
A mesma pegada de introdução ao livro e à literatura com cuidado e companhia é vista também no encontro “Lendo Junto na Biblioteca“, da professora Andrea Bregiero. A vivência literária gratuita e disponível para todos promove uma grande roda de leitura com todos os interessados, descomplicando o exercício e incentivando-a como um hábito divertido. Voltada a crianças e adolescentes, a atividade acontece dia 24 de fevereiro, a partir das 14h.
Quinta-feira (26), a apresentação “A Sussuarana na Roda com a Bicharada” promete levar a folia das ruas à Belmonte. A Siriema Spuleta Arte e Cultura, coletivo de artistas mulheres, abre uma grande roda com brincadeiras, passinhos, cantigas populares e som de ritmos percussivos, todas fantasiadas de bichos da fauna brasileira, para apresentar nossa riqueza pulsante e incentivar a imaginação. A intervenção começa às 10h e integra o programa Biblioteca Viva de fevereiro.
Por fim, na sexta (27), nada melhor que fechar a última semana do mês com um teatro. Para maiores de 14 anos, a peça “Anatomia de uma derrota: O dia da tragédia” é uma interpretação teatral do livro de mesmo nome, escrito pelo jornalista e crítico de cinema Paulo Perdigão e comandado pelo artista circense e ator Camilo Torres. A performance artística interativa demonstra, interpreta e relata situações que envolveram a partida de futebol da final da Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, entre as seleções brasileira e uruguaia. O teatro acontece no Auditório Kiyomi Oba às 10h.
Fique mais por dentro da programação da Biblioteca Belmonte por meio deste link.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Programação de fevereiro
Local: Biblioteca Belmonte –
Quando: 23, 24 e 27/02, entre 10h e 14h
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuitos
Nome do evento: No colo do livro com os livros ao colo
Sinopse: Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós, tios. A sala da primeira infância transforma-se em um quarto de brinquedos, onde várias duplas (bebês e acompanhantes) interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar.
Nome do autor, companhia, mediador, ou similar: Ivani Magalhães
Quando: Dia 23/02, segunda-feira, às 14h
Onde: Sala de Contação de Histórias
Duração: 50 min
Sinopse: Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós e tios. A sala da primeira infância transforma-se em um quarto de brinquedos, onde várias duplas (bebês e acompanhantes) interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar.
Classificação indicativa: Livre
Nome do evento: Lendo Junto na Biblioteca
Linguagem: Mediação de leitura
Nome do autor, companhia, mediador ou similar Andrea Bregiero
Quando: Dia 24/02, terça-feira, às 14h
Onde: Sala de Contação de Histórias
Duração: 50 min
Sinopse: Mediação de leitura, realizada pela professora e mediadora Andrea Bregieiro, na Biblioteca Belmonte. O “Lendo junto”, projeto consagrado na Biblioteca Paulo Duarte e ampliado para outras bibliotecas, é uma proposta de vivência literária gratuita e disponível para todos.
Classificação indicativa: Livre
Nome do evento: Anatomia de uma derrota: O dia da tragédia
Linguagem: Teatro
Nome do autor, companhia, mediador ou similar: Camilo Torres
Quando: Dia 27/02, sexta-feira, às 10h
Onde: Auditório Kiyomi Oba
Duração: 50 min
Sinopse: Interpretação teatral baseada no livro “Anatomia de Uma Derrota”, de Paulo Perdigão. Nessa inédita performance artística em forma de narrativa – interativa, indagativa, com pitadas futebolísticas – o artista circense e ator Camilo Torres demonstra, interpreta e relata situações que envolveram a partida de futebol da final da Copa de Mundo de 1950, entre o escrete brasileiro e a Seleção Olímpica do Uruguai, disputada no Brasil. Vale a pena se envolver neste evento, conhecendo pormenores daquela que é considerada a maior tragédia futebolística de uma seleção de futebol.
Classificação indicativa: +14
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 30 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

