A atriz Fernanda Montenegro lançou ontem, dia 27, na FLIP, sua fotobiografia, Fernanda Montenegro – itinerário fotobiográfico, pelas Edições Sesc. O casarão do Sesc Santa Rita, numa das ruas históricas da cidade de Paraty, RJ, foi pequeno para abrigar o público que queria ver de perto a estrela de trabalhos icônicos no cinema, como o filme “Central do Brasil”, do teatro, “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”, e as tantas novelas e minisséries feitas para a TV Globo. Algumas dezenas de convidados lotaram o pequeno auditório da casa; mas centenas de visitantes e moradores aguardaram ao lado da Igreja Santa Rita o momento da projeção do evento. O telão mostrou Fernanda, ao lado do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, conversando sobre a produção do livro e momentos da vida da atriz. Também entrou na fala da artista seu sentimento em relação à situação do país. E lembrou que “as coisas ruins também acabam’. No fim do bate-papo Fernanda foi para um dos janelões do Santa Rita falar com o público e agradecer o carinho recebido. Pouco depois ela autografou exemplares do seu livro para dezenas de admiradores que pacientemente fizeram fila e aguardaram a sua vez para conversar com a atriz, assinar seu exemplar e tirar uma foto.
Fernanda Montenegro – itinerário fotobiográfico – tem 500 páginas e 699 fotos. A atriz e a equipe editorial das Edições Sesc São Paulo dedicaram quatro anos ao trabalho de escolha de fotos e produção de textos, legendas, pedidos e recebimento de depoimentos de colegas da vida artística. O livro oferece imagens que percorrem a vida e a carreira da atriz; retratos da garotinha com um ano, da adolescência, o casamento com Fernando Torres, seu parceiro de vida. Seus filhos e netos. E os muitos, inúmeros, trabalhos desenvolvidos ao longo de sete décadas e meia de trabalho.
SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Pautadas pelo conceito de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento. Em diálogo com a programação do Sesc, a editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Além dos títulos impressos, as Edições Sesc vêm convertendo seu catálogo em e-books que podem ser adquiridos em lojas virtuais como Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Amazon, Google Play e Apple Store.