No dia 25/6 (domingo), às 18h, o Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul, recebe a peça O Pai, de August Strindberg. A entrada é gratuita (retirada de ingressos no local uma hora antes do espetáculo). A classificação etária é de 14 anos. O Teatro Santos Dumont fica na Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula.
Conhecida como uma das mais contundentes obras do autor sueco, na trama pai e mãe protagonizam uma briga feroz pelo direito de educar a filha, representação das gerações futuras. O alicerce social, retratado pelo exército, a ciência e a religião, é desestabilizado pela mãe, que lança mão de estratégias inescrupulosas para enfrentar o domínio paterno.
Considerada um marco do teatro moderno, a obra, escrita em 1887, permanece atual ao abordar aspectos relacionados a questões de gênero e poder, temas cada vez mais presentes nos debates contemporâneos. O drama apresenta personagens complexas, ambíguas, nada idealizadas e com profunda dimensão humana, que lutarão desesperadamente para entender a sociedade então nascente, com o desenho de novos papéis sociais para homens e mulheres.
“O Pai” conta com recursos do ProAC – Programa de Ação Cultural (legislação de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo) e tem o apoio da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.
Ficha técnica
Direção, iluminação e cenografia: Regina Galdino
Elenco: Marcos Damigo, Tatiana Montagnolli, Gabriela Rabelo (em participação especial), Gerson Steves (também responsável pela tradução e adaptação do texto), Daniel Costa, Beatriz Negri e Sérgio Passareli
Idealização: Tatiana Montagnolli
Direção Geral de Produção: Fernanda Moura (Palimpsesto Produções Artísticas)
Figurino: Marichilene Artisevskis
Site: https://opaiteatrostrindberg.com.br
_______________________
Fonte: PMSCS