Loja sugere produtos que auxiliam as mães nesse processo
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os bebês com até seis meses de vida, devem ser alimentados exclusivamente com leite materno, isentando-os de chás, sucos e até mesmo água. Após esse período, a alimentação pode ganhar outros reforços, mas recomenda-se que a amamentação continue até o segundo ano de vida da criança.
Mais do que um momento único na vida de ambos, o aleitamento materno é um importante aliado na saúde de mães e filhos, podendo reduzir a mortalidade neonatal, evitar desnutrição, pneumonia, alergias ou outras doenças, no caso dos bebês. Para as mães, ocorre a diminuição do risco de câncer de mama e ovário ou hemorragia pós-parto, contribuindo ainda para a perda de peso.
Pensando nisso, a Alô Bebê, maior rede de lojas do segmento de artigos infantis do Brasil, selecionou algumas dicas para facilitar esse processo, tornando-o ainda mais especial. Confira:
- Preserve a higienização. Lave mãos e mamilos antes e depois da amamentação e seque-os com cuidado;
- Saiba a pega correta. Não empurre a cabecinha do bebê, basta encostar o mamilo em sua bochecha e guiá-lo na direção certa;
- Procure um lugar calmo. No início, prefira lugares mais tranquilos e confortáveis,
- Não se preocupe com o tempo. Evite ficar olhando para o relógio enquanto amamenta, isso fará com que você fique ansiosa e pode prejudicar o bebê. Preocupe-se apenas em amamentar o tempo necessário;
- Encontre a posição ideal. O mais recomendado é que o bebê esteja de frente para o peito e a barriga junto a barriga da mãe;
- Massageie os seios. Os seios devem ser estimulados ao menos duas vezes ao dia para auxiliar a descida do leite, bem como salientar o bico, facilitando a pega do bebê.
- Utilize conchas para amamentação. Algumas mulheres podem produzir leite em excesso e, com isso, o líquido pode acabar vazando dos seios. Para amenizar essa situação, invista em conchas de amamentação.