Close Menu
    What's Hot
    Avistamento de baleias impulsiona turismo no Litoral Norte de SP e movimenta R$ 138 milhões por temporada

    Avistamento de baleias impulsiona turismo no Litoral Norte de SP e movimenta R$ 138 milhões por temporada

    09/06/2025
    Alerta de frio intenso: São Paulo terá mínimas de até 2°C e ativa Abrigo Solidário na estação Pedro II

    Alerta de frio intenso: São Paulo terá mínimas de até 2°C e ativa Abrigo Solidário na estação Pedro II

    09/06/2025
    Junho Violeta reforça prevenção e cuidado com a doença ocular ceratocone no Hospital de Olhos de Bernardo

    Junho Violeta reforça prevenção e cuidado com a doença ocular ceratocone no Hospital de Olhos de Bernardo

    09/06/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    Últimas Notícias
    • Avistamento de baleias impulsiona turismo no Litoral Norte de SP e movimenta R$ 138 milhões por temporada
    • Alerta de frio intenso: São Paulo terá mínimas de até 2°C e ativa Abrigo Solidário na estação Pedro II
    • Junho Violeta reforça prevenção e cuidado com a doença ocular ceratocone no Hospital de Olhos de Bernardo
    • Hospital Nardini fortalece apoio à amamentação com novo posto de coleta em Mauá
    • Magic City apresenta detalhes do Naturé Resort e da Vila Viking Germânia
    • Diadema abre processo seletivo para o Programa Ação nos Bairros
    • Enem 2025: pagamento da taxa vai até 18 de junho; provas serão em novembro
    • Dólar recua e fecha em R$ 5,56; Bolsa tem quarta queda consecutiva no Brasil
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    ABC Agora
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Home - Entretenimento - Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita “O Cinema de Álex de la Iglesia”
    Entretenimento ABC AGORABy ABC AGORA11/09/202321 Mins Read

    Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita “O Cinema de Álex de la Iglesia”

    A mostra gratuita do cultuado diretor espanhol acontece de 13 de setembro a 01 de outubro e traz clássicos como "Ação Mutante", "A Comunidade" e "Balada do amor e do ódio"
    Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita "O Cinema de Álex de la Iglesia"
    Fotos: Divulgação

    O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita “O Cinema de Álex de la Iglesia”, com as principais obras do consagrado cineasta e um dos diretores e produtores de maior sucesso na Espanha. O evento acontece de 13 de setembro a 01 de outubro, com entrada gratuita. A mostra traz o estilo inconfundível do diretor Álex de la Iglesia que faz do cinema de gênero um campo de experimentações e mergulhos autorais, com obras marcadas pelo excesso, pelo grotesco e, também, pelo humor ácido e inteligente. Pouco conhecido pelo público brasileiro, o diretor, que já foi chamado de Tarantino espanhol, construiu uma filmografia poderosa e coerente, feita de personagens e histórias complexas que mantêm o espectador arrebatado, ao mesmo tempo com um sorriso no rosto e o olhar atormentado.

    A mostra possui diversos destaques da carreira do diretor. Para a abertura do dia 13 de setembro, o clássico Ação Mutante (Acción Mutante,1993), considerado um marco do cinema de gênero na Espanha, traz o roteiro que se passa num futuro indeterminado e apocalíptico. Foi produzido por Pedro Almodóvar e está completando trinta anos em 2023.

    Considerado uma obra-prima do cinema fantástico de terror, O Dia da Besta (El día de la Bestia, 1995), tornou o cineasta conhecido mundialmente, e levou, entre outros prêmios, o Goya de melhor direção. Um dos mais celebrados filmes do diretor espanhol, A Comunidade (La Comunidad, 2000), rendeu a Carmen Maura o Prêmio Goya de Melhor Atriz em 2001. Em Balada do amor e do ódio (Balada triste de Trompeta, 2010), um terror irreverente ambientado durante a ditadura franquista, o diretor levou o Leão de Prata (diretor) e o Leão de Ouro (roteiro, junto com seu parceiro constante Jorge Gerricaechevarría), no Festival de Veneza. E a comédia Crime Ferpeito (Crimen Ferpecto, 2004), é uma das obras “hitchcockianas” do cineasta.

    Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a mostra inédita "O Cinema de Álex de la Iglesia"
    Foto: Divulgação

    O terror As Bruxas de Zugarramurdi (Las brujas de Zugarramurdi, 2013), grande vencedor do Prêmio Goya de 2014, traz um humor ácido, típico do diretor. Um dos grandes sucessos de bilheteria da carreira do cineasta, Muertos de Risa (1999), revisita a história do showbiz espanhol. Em 800 Balas (2002), o diretor revisita, à sua maneira, os principais clichês do western, seus mitos e personagens, misturando o passado e o presente da história do cinema. O filme Perdita Durango (2017), mostra um casal de bandoleiros, interpretados pelos astros Rosie Perez e Javier Bardem. 

    Diretor de grandes bilheterias na Espanha (o filme Perfectos desconocidos, de 2017, conseguiu mais de 18 milhões de espectadores, sendo considerado uma das cinco maiores bilheterias da história do cinema espanhol), Álex de la Iglesia é também um produtor atuante no audiovisual de seu país. Ao lado da atriz e produtora Carolina Bang, o casal vem tocando em ritmo acelerado diversos projetos pela Pokeepsie Films, uma das mais atuantes empresas produtoras da Espanha, que faz parte do grupo francês Banijay. Neste momento, estão filmando a 3ª temporada da série 30 Monedas para a HBO Espanha, e a minissérie 1992 para a Netflix. A programação traz a Sessão Especial Pokeepsie Films, com a exibição de Ninho de Musaranho(Musarañas, 2014), filme inédito no Brasil, dirigido por Juan Fernando Andrés e Esteban Roel.

    A mostra também celebra a obra do grande mestre do terror no Brasil, José Mojica Marins (1936-2020), de quem Iglesia é um fã declarado, com as exibições especiais de A Praga, filme recuperado pelo cineasta e pesquisador Eugênio Puppo, sendo uma delas acompanhada de debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati. Já a Sessão Especial Terrores Brasileiros, conta com a exibição do filme A Sombra Do Pai, de Gabriela Amaral Almeida.

    Com patrocínio do Banco do Brasil, a mostra O Cinema de Álex de la Iglesia tem a curadoria de Daniel Celli e Rafael Carvalho e a produção da Ginja Filmes. A realização é do Centro Cultural Banco do Brasil, que ao realizar este projeto, reafirma seu compromisso de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura e com a promoção do acesso à produção cinematográfica nacional e internacional.  

    Atividades complementares

    A mostra “O Cinema De Álex de la Iglesia” conta ainda com três encontros presenciais no CCBB SP. O primeiro acontece no dia 16/09, sábado, às 16h30, com debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati, após a exibição do filme A Praga, de José Mojica Marins. No dia 23/09, sábado, às 17h, o crítico e pesquisador Carlos Primati fala sobre o clássico O Dia da Besta. Já no sábado, dia 30/09, às 14h, acontece a Sessão Especial Terrores Brasileiros, com a exibição do filme A Sombra Do Pai, seguida do debate “Produzindo cinema fantástico”, que fala sobre a experiência de realização do cinema brasileiro dentro do gênero, uma tradição que vem se consolidando desde os anos 1960 até o cinema contemporâneo, com a presença da diretora Gabriela Amaral Almeida e da jornalista e pesquisadora Laura Cánepa.

    Sobre os curadores

    Daniel Celli

    Atua na indústria audiovisual há quase 20 anos e nos últimos vem se dedicando à gestão pública, pensando ações dentro de políticas públicas que estimulem o mercado audiovisual e sua cadeia socioeconômica. Dentre elas a implementação e gestão até o final de 2019, da São Paulo Film Commission. Foi consultor para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), em Projeto de Cooperação Técnica com o Ministério da Economia, para assuntos relacionados à políticas públicas para a indústria audiovisual e atualmente, coordena a Rio Film Commission, na RioFilme, pensando em potencializar ainda mais a Cidade do Rio de Janeiro como destino de produções audiovisuais. Já na primeira década de sua trajetória profissional trabalhou para a realização de dezenas de Mostras, Festivais de Cinema e eventos de mercado audiovisual, atuando em variadas funções, como produtor, curador, articulador de encontros, buscando unir talentos e estimular de diversas maneiras o audiovisual brasileiro.

    Rafael Carvalho

    Programador de cinema com experiência nas áreas de distribuição e exibição audiovisual; gestor cultural. Trabalhou como programador da Cinemateca Brasileira durante 10 anos. Entre 2013 e 2016, integrou a equipe de programação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi também coordenador de programação do Circuito Spcine de Cinema, rede exibidora criada pela Spcine e marco da política pública para o audiovisual na cidade. Entre 2017 e 2019, foi agente de vendas da distribuidora Diamond Films. É produtor da área de audiovisual do Itaú Cultural, atuando como programador da plataforma de streaming de cinema brasileiro Itaú Cultural Play.

    Sobre o CCBB SP

    O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.

    Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas.

    Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.

    SERVIÇO:

    Mostra “O Cinema de Álex de la Iglesia”

    Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

    Período: 13 de setembro  a 01 de outubro de 2023.

    Ingressos gratuitos: Disponíveis no site bb.com.br/cultura e na bilheteria

    Classificação indicativa: De acordo com cada filme, verificar em bb.com.br/cultura

    Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP

    Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

    Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas

    que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à

    esquerda da entrada principal.

    Informações: (11) 4297-0600

    Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação,

    228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB).

    O traslado pela van do CCBB é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento

    e funciona das 12h às 21h.

    Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São

    Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas

    Líbero Badaró e Boa Vista.

    Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da

    Quitanda até o CCBB (200 m).

    Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há

    também uma parada no metrô República. De 12h até o encerramento das atividades

    do CCBB.

    PROGRAMAÇÃO

    Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

    13.09 I quarta

    18h00 AÇÃO MUTANTE

    14.09 I quinta

    18h00 AS BRUXAS DE ZUGARRAMURDI

    15.09 I sexta

    15h30 CRIME FERPEITO

    18h00 A COMUNIDADE

    16.09 I sábado

    15h00 Sessão-homenagem a José Mojica Marins I A PRAGA

    16h30 Debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati

    17.09 I domingo

    13h00 AS BRUXAS DE ZUGARRAMURDI

    15h30 O DIA DA BESTA

    20.09 I quarta

    17h30 800 BALAS

    21.09 I quinta

    15h00 MUERTOS DE RISA

    18h00 BALADA DO AMOR E DO ÓDIO

    22.09 I sexta

    15h00 Homenagem a José Mojica Marins I A PRAGA

    17h30 PERDITA DURANGO

    23.09 I sábado

    15h00 O DIA DA BESTA

    17h00 Debate com o crítico e pesquisador Carlos Primati

    24.09 I domingo

    13h00 AÇÃO MUTANTE

    15h00 A COMUNIDADE

    27.09 I quarta

    18h00 BALADA DO AMOR E DO ÓDIO

    28.09 I quinta

    18h00 SESSÃO ESPECIAL POKEEPSIE FILMS I MUSARAÑAS

    29.09 I sexta

    15h00 MUERTOS DE RISA

    17h30 800 BALAS

    30.09 I sábado

    14h00 Sessão especial “Terrores brasileiros” I A SOMBRA DO PAI

    16h00 Debate “O fantástico de todo dia” com a cineasta Gabriela Amaral Almeida e com a jornalista e pesquisadora Laura Cánepa

    18h00 A COMUNIDADE

    01.10 I domingo

    13h00 Homenagem a José Mojica Marins I A PRAGA

    14h30 CRIME FERPEITO

    17h00 SESSÃO ESPECIAL POKEEPSIE FILMS I MUSARAÑAS

    FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

    800 BALAS, de Álex de la Iglesia

    Espanha, 2002, 124 min

    Exibição em arquivo digital

    Legendas em português

    Faroeste

    Roteiro: Álex de la Iglesia, Jorge Gerricaechevarría 

    Elenco: Sancho Gracia, Carmen Maura, Eusebio Poncela, Ángel de Andrés López, Terele Pávez

    Classificação indicativa: 18 anos

    FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

    800 BALAS, de Álex de la Iglesia

    Espanha, 2002, 124 min

    Exibição em arquivo digital

    Legendas em português

    Faroeste

    Roteiro: Álex de la Iglesia, Jorge Gerricaechevarría 

    Elenco: Sancho Gracia, Carmen Maura, Eusebio Poncela, Ángel de Andrés López, Terele Pávez

    Classificação indicativa: 18 anos

    Sinopse

    Julia é uma corretora de imóveis. Querendo desfrutar de uma noite romântica, ela vai dormir com o namorado num dos apartamentos que está vendendo. Enquanto novos inquilinos não chegam, ela desfruta do conforto do lugar, entre sofás de couro legítimo e um colchão de água ideal para fazer amor. Certo dia, no entanto, bombeiros e outros moradores arrombam um apartamento e ali encontram, no meio de sacos de lixo, ratos e baratas, o cadáver de um homem, que morreu e foi esquecido. Julia vasculha os pertences do morto e acaba descobrindo uma enorme quantia de dinheiro guardada. Imaginando-se milionária, ela não percebe que todos à sua volta querem colocar as mãos no mesmo tesouro. 

    Comentário

    Um dos filmes mais conhecidos e celebrados do diretor espanhol, A comunidade rendeu a Carmen Maura o Prêmio Goya de Melhor Atriz em 2001. Uma das grandes “obras hitchcockianas” do cineasta, o longa homenageia o mestre do suspense já nos créditos iniciais, com grafismos que remetem à abertura do clássico Um corpo que cai (1958). Uma das maiores atrizes do cinema espanhol, estrela de Pedro Almodóvar, Carmen Maura brilha no papel da inescrupulosa e carismática Julia.

    CRIME FERPEITO (Crimen ferpecto), de Álex de la Iglesia

    Espanha/Itália, 2004, 105 min

    Exibição em arquivo digital

    Legendas em português

    Comédia

    Roteiro: Jorge Gerricaechevarría, Álex de la Iglesia

    Elenco: Guillermo Toledo, Mónica Cervera, Luis Varela, Fernando Rojete, Javier Gutiérrez

    Classificação indicativa: 18 anos

    Sinopse

    Rafael é vendedor de uma sofisticada loja de departamentos em Madri. Ambicioso e arrogante, é desejado pelas mulheres, que o querem como amante, e bajulado pelos homens, que querem ser como ele. Mas, sua liderança nas vendas e a chance de subir de cargo são ameaçadas por Dom Antonio, antigo e experiente vendedor. Durante uma briga dentro de um provador, Rafael mata o seu oponente. Na tentativa de ocultar o crime, é surpreendido pela ajuda de uma estranha cúmplice.

    Comentário

    Segundo Álex de la Iglesia, o título de Crime ferpeito é uma referência bem-humorada ao clássico de Alfred Hitchcock, Disque M para matar (1954), lançado na Espanha com o nome de Crime perfeito. A menção ao mestre do suspense não é gratuita se pensarmos que a história do diretor espanhol é, de alguma forma, um thriller psicológico de chantagem. Mas há também outros elementos hitchcockianos mais sutis em Crime ferpeito, como o cenário claustrofóbico, um “entre quatro paredes” onde as personagens se debatem movidas por suas intenções obscuras, como acontece em Festim diabólico (1948). Seja como for, Crime ferpeito é talvez um dos melhores exemplos da habilidade de Álex de la Iglesia em conduzir uma narrativa de medo e humor. A inteligência do roteiro e a habilidade de direção se combinam ao excelente desempenho do casal de protagonistas, com Guillermo Toledo no papel do escroque e machista Rafael, e com Mónica Cervera no papel da diabólica Lourdes.

    O DIA DA BESTA (El día de la bestia), de Álex de la Iglesia

    Espanha, 1995, 103 min

    Exibição em arquivo digital

    Legendas em português

    Terror

    Roteiro: Jorge Gerricaechevarría, Álex de la Iglesia 

    Elenco: Álex Angulo, Armando de Razza, Santiago Segura, Nathalie Seseña, Terele Pávez

    Classificação indicativa: 18 anos

    Sinopse

    Padre Ángel encontra uma mensagem secreta no livro do Apocalipse de São João: o Anticristo nascerá em Madri, na véspera do Natal. Depois de decifrar o enigma, ele decide praticar o mal, seguro de que assim encontrará com Satanás. Sua estratégia é atrair o diabo para que este lhe diga onde o Anticristo está, matar o bebê demoníaco e salvar a humanidade. Para realizar a arriscada missão, Padre Ángel conta com a ajuda de um metaleiro e de um ocultista charlatão, estrela de um programa de TV. 

    Comentário

    “Vou pecar, vou fazer todo o mal que possa”. Com essa frase, proferida pela quixotesca personagem de Álex Angulo, Padre Ángel, Álex de la Iglesia abre o premiado e polêmico O dia da besta. Um dos filmes de terror mais inteligentes e inventivos dos anos 1990, o terceiro longa do cineasta espanhol transcende a diversão para ecoar, com graça e originalidade, traumas da sociedade espanhola. A Madri que surge nas telas é suja, kitsch, miserável e acossada por um grupo de extrema-direita que caça moradores de rua e imigrantes. Os milicianos higienistas são as verdadeiras entidades do mal que Padre Ángel quer destruir.

    MUERTOS DE RISA, de Álex de la Iglesia

    Espanha, 1999, 113 min

    Exibição em arquivo digital

    Legendas em português

    Comédia

    Roteiro: Jorge Gerricaechevarría, Álex de la Iglesia

    Elenco: Santiago Segura, El Gran Wyoming, Álex Angulo, Carla Hidalgo, Eduardo Gómez

    Classificação indicativa: 18 anos

    Sinopse

    Nino é cantor de uma boate e sua carreira não vai a lugar nenhum. Da mesma forma, Bruno é um fracassado comediante. Certo dia, um agente de talentos decide juntá-los para compor uma dupla num programa popular da televisão espanhola. Enquanto Nino treme em cima do palco, Bruno o esbofeteia e arranca calorosos risos da plateia. Essa situação é o estopim para a trajetória das duas celebridades, que se relacionam de uma maneira curiosa – quanto mais sucesso fazem, mais se odeiam. Entre bastidores, novas modas e os anos que passam, a convivência entre eles vai se encaminhando para as raias do delírio e da pura violência.

    Comentário

    Em Muertos de risa, Álex de la Iglesia revisita a história do showbizz espanhol ao situar a narrativa no meio televisivo dos anos 1970 e 1980, período de grandes transformações culturais e políticas na Espanha, incluindo a queda da ditadura de Francisco Franco. O filme reúne dois astros locais: o ator Santiago Seguro, um dos protagonistas de O dia da besta, e parceiro do diretor em vários filmes, e o humorista El Gran Wyoming, conhecido do público espanhol. Muertos de risa foi um dos grandes sucessos de bilheteria da carreira do cineasta.

    PERDITA DURANGO, de Álex de la Iglesia

    Espanha/México, 1997, 129 min

    Exibição em arquivo digital

    Legendas em português

    Policial

    Roteiro: Barry Gifford, Jorge Guerricaechevarría, David Trueba, Álex de la Iglesia I Baseado no romance de Barry Gifford

    Elenco: Rosie Perez, Javier Bardem, Harley Cross, Aimee Graham, James Gandolfini

    Classificação indicativa: 18 anos

    Sinopse

    Perdita Durango é uma bandida sexy e destemida. No México, ela conhece Romeo Dolorosa, ladrão e traficante afeito a rituais macabros. Eles se envolvem amorosamente e acabam sequestrando dois jovens norte-americanos. Entre gangsters mexicanos, assassinos, traições e o transporte de uma estranha carga humana, os quatro partem numa frenética viagem em direção a Las Vegas. No seu encalço, está um agente do FBI.     

    Comentário

    Pelo olhar original de Álex de la Iglesia, os astros Rosie Perez e Javier Bardem encarnam o mito do casal de bandoleiros que atravessa estradas e cidades a cometer atos bárbaros e a passar por cima dos que se colocam em seu caminho – tal como o eterno par criminal Bonnie e Clyde. O que une estes amantes é um sentimento selvagem, incondicional e trágico. Em seu terceiro longa, o diretor embarca numa vereda semelhante a de obras como Coração selvagem (1990), de David Lynch. Barry Gifford, roteirista de Perdita Durango e autor do romance no qual a história se inspira, também assina o argumento do clássico de Lynch. Destaque para a participação de James Gandolfini, estrela da série Família Soprano (1999), no papel do policial que persegue os amantes psicopatas.

    Sessão-homenagem: A Praga de José Mojica Marins

    A PRAGA, de José Mojica Marins

    São Paulo, 2021, 70 min

    Exibição em arquivo digital

    Terror

    Roteiro: Rubens Francisco Lucchetti

    Elenco: Wanda Cosmo, Felipe Von Reno, Silvia Gless

    Classificação indicativa: 16 anos

    Sinopse

    O filme conta a história de um jovem e belo casal – Juvenal e Marina – que no feriado de Sexta-Feira Santa vai passear por uma região rural para tirar fotos. O casal acaba se deparando com uma velha exótica, que Juvenal começa a fotografar, enquanto debocha dela, chamando-a de bruxa. A velha então joga uma praga no inconsequente rapaz: “Suas carnes se abrirão em cancro, cairão em pedaços e arderão como brasas!”. É o início da desgraça de Juvenal, que passa a ser atormentado por terríveis pesadelos, torna-se irritadiço e violento e por fim afunda em um processo de loucura e paranoia.

    Comentário

    Filmado em 1980 e dado como perdido, A Praga é o único filme inédito de Mojica conhecido até o momento. As latas de negativo em película super-8 com as filmagens foram encontradas quando a Heco Produções realizava a Retrospectiva José Mojica Marins: 50 anos de carreira, em 2007. Após um longo processo que incluiu digitalização, dublagem, novas filmagens e pós-produção, o lançamento de A Praga representa uma importante adição à obra de José Mojica Marins, preenchendo uma lacuna na filmografia de um dos mais importantes, longevos e prolíficos cineastas do país.

    SESSÃO ESPECIAL I POKEEPSIE FILMS

    MUSARAÑAS, de Juanfer Andrés e Esteban Roel

    Espanha, 2014, 91 min

    Exibição em arquivo digital

    Legendas em português

    Terror

    Roteiro: Juanfer Andrés, Sofía Cuenca

    Elenco: Macarena Gómez, Nadia de Santiago, Hugo Silva, Luis Tosar, Carolina Bang

    Classificação indicativa: 18 anos

    Sinopse

    Espanha, década de 1950. Montse tem agorafobia e vive trancada num sinistro apartamento em Madri. Ela trabalha como costureira e seu único contato com a realidade é a irmã mais nova, que experimenta o mundo do lado de fora. Certo dia, Carlos, um vizinho, se acidenta na escada do edifício e é recolhido por Montse. Agonizante, sem poder se mexer, o rapaz viverá uma bizarra experiência dentro deste apartamento.

    Comentário

    Produzido pela Pokeepsie Films, em especial por Álex de la Iglesia e Carolina Bang, que também participa do filme como atriz, Musarañas é o longa-metragem de estreia dos jovens diretores espanhóis Juanfer Andrés e Esteban Roel. O filme traz as marcas de seus produtores, num misto de terror e suspense que lembra as histórias do escritor Stephen King.

    SESSÃO ESPECIAL I TERRORES BRASILEIROS

    A SOMBRA DO PAI, de Gabriela Amaral Almeida

    Brasil, 2018, 92 min

    Exibição em arquivo digital

    Suspense

    Roteiro: Gabriela Amaral Almeida

    Elenco: Nina Medeiros, Julio Machado, Luciana Paes, Carlota Joaquina, Caio Juliano

    Classificação indicativa: 16 anos

    Sinopse

    O filme conta a história de um pai e uma filha que não conseguem se comunicar. Órfã de mãe, Dalva, de nove anos de idade, vê o seu pai, o pedreiro Jorge, ser consumido pela tristeza após perder o melhor amigo. Dalva acredita ter poderes sobrenaturais e ser capaz de trazer a mãe de volta à vida. À medida que Jorge se torna mais ausente – e eventualmente perigoso –, resta a Dalva a esperança de que sua mãe haverá de voltar.

    SOBRE OS DEBATEDORES

    CARLOS PRIMATI – Crítico e pesquisador especializado em cinema fantástico. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins, sobre o Horror no Cinema Brasileiro e sobre o cineasta Carlos Hugo Christensen, em mostras dedicadas à produção nacional no gênero, e nas revistas Filme Cultura, Preview, Cineplot, Acrobata, LumeScope e Teorema. Membro da Abraccine, colaborou com artigos para os livros sobre animação brasileira e curtas-metragens organizados pela associação. Ministra cursos de cinema sobre Alfred Hitchcock, Expressionismo Alemão, Cinema de Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror Independente, Zé do Caixão, Horror Ficção Científica e Fantasia no Cinema Brasileiro, Apocalipse Zumbi, Horror Britânico, entre outros.

    GABRIEL AMARAL ALMEIDA – diretora, roteirista e dramaturga.

    Mestre em literatura e cinema de horror pela UFBA (Brasil, 2005) e com especialização em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV, 2007) de Cuba, escreveu e dirigiu os longas “O Animal Cordial” (2016) e “A Sombra do Pai” (2017). Com este último, participou dos Laboratórios Sundance de Roteiro, Direção e Música (EUA, 2014). Em 2022, foi residente na prestigiosa MacDowell Institute (EUA), onde desenvolveu o argumento do longa-metragem “Crocodila”, uma fábula de horror corporal sobre uma jovem herdeira carioca, que lentamente se transforma em um crocodilo. O filme está em fase de captação e será produzido pela South.

    No Brasil, foi roteirista em filmes de Walter Salles, Cao Hamburger, Sérgio Machado, Márcia Faria, dentre outros. Em 2012, escreveu o espetáculo “A Travessia da Kalunga Grande” para a Cia Livre de Teatro, uma das companhias de teatro de maior destaque no país. Entre 2008 e 2018, assinou roteiro e/ou direção de um total de dez curtas de ficção com expressiva participação em festivais de cinema nacionais e internacionais.

    Entusiasta do melodrama norte-americano das décadas de 50 e 60, em especial a obra de Douglas Sirk, Amaral Almeida foi uma das diretoras da telenovela “Verdades Secretas II” (2021), um sucesso de audiência da TV Globo. Atualmente, se prepara para dirigir “Cão de Guarda”, um road movie de ação (República Pureza Produtora); além de desenvolver o roteiro de “O Demônio no Andar de Baixo” a partir do conto “No Quarto Dezenove”, da Nobel de Literatura Doris Lessing (Amaral Almeida também dirige o filme, que será produzido pela O2 Filmes).

    Nos Estados Unidos, é agenciada pela WME (William Morris Endeavor).

    LAURA CÁNEPA

    Laura Loguercio Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. É Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996).

    Atualmente, atua como Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). 

    É editora do periódico INSÓLITA – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário. Foi editora da REBECA – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da SOCINE. É líder do Grupo de Pesquisa “Novos regimes de visualidade no século XXI”. 

    É membro dos Grupos de Pesquisa “História da Experimentação no Cinema e na Crítica” (USP) e “Estudos do Horror e do Insólito na Comunicação” (UAM). Em 2018, recebeu o Prêmio Luis Beltrão de Ciências da Comunicação (Liderança Emergente) concedido pela INTERCOM.

    ______________________

    Fonte: Atti Comunicação

    Banco do Brasil Centro Cultural mostra inédita O Cinema de Álex de la Iglesia São Paulo
    Siga-nos: Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link
    Previous ArticlePúblico infantil é o que mais lê no Brasil: crianças de 5 a 10 anos consomem livros com frequência
    Next Article Governo Federal anuncia crédito de 3,5 bilhões para cooperativas gaúchas
    ABC AGORA

    Matérias relacionadas

    Alerta de frio intenso: São Paulo terá mínimas de até 2°C e ativa Abrigo Solidário na estação Pedro II

    Alerta de frio intenso: São Paulo terá mínimas de até 2°C e ativa Abrigo Solidário na estação Pedro II

    09/06/2025
    PM Ambiental realiza Operação Huracán contra incêndios e crimes ambientais em São Paulo

    PM Ambiental realiza Operação Huracán contra incêndios e crimes ambientais em São Paulo

    26/05/2025
    Musical ‘Tim Maia – Vale Tudo’ retorna aos palcos em nova versão em 2025

    Musical ‘Tim Maia – Vale Tudo’ retorna aos palcos em nova versão em 2025

    23/05/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias
    Avistamento de baleias impulsiona turismo no Litoral Norte de SP e movimenta R$ 138 milhões por temporada Viagem & Turismo

    Avistamento de baleias impulsiona turismo no Litoral Norte de SP e movimenta R$ 138 milhões por temporada

    By ABC AGORA09/06/20250

    O turismo de observação de baleias está transformando o Litoral Norte de São Paulo em…

    Alerta de frio intenso: São Paulo terá mínimas de até 2°C e ativa Abrigo Solidário na estação Pedro II

    Alerta de frio intenso: São Paulo terá mínimas de até 2°C e ativa Abrigo Solidário na estação Pedro II

    09/06/2025
    Junho Violeta reforça prevenção e cuidado com a doença ocular ceratocone no Hospital de Olhos de Bernardo

    Junho Violeta reforça prevenção e cuidado com a doença ocular ceratocone no Hospital de Olhos de Bernardo

    09/06/2025
    Hospital Nardini fortalece apoio à amamentação com novo posto de coleta em Mauá

    Hospital Nardini fortalece apoio à amamentação com novo posto de coleta em Mauá

    09/06/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now
    © 2025 ABC Agora. Designer by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.