Responsáveis pelos menores deverão procurar os locais munidos de documento com foto da criança e carteira de vacinação
Poliomielite e Sarampo são doenças que podem causar a paralisia infantil e até levar o enfermo a óbito. Como forma de erradicar e evitar a propagação desses vírus, a vacinação é a forma mais segura e eficaz. Nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), as unidades de Atenção Básica ganharão reforço na campanha de imunização de crianças, na faixa de 1 a menores de 5 anos, contra as doenças. A Prefeitura de Santo André organizou nestas datas pontos extras (veja ao final do texto) para atendimento desta demanda. Os locais foram escolhidos por apresentarem menor índice de vacinação na cidade.
“É dever da família assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, dentre outros em relação aos menores. A forma que pretendemos fazer valer este direito, previsto pelo ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] e demais leis vigentes, é ampla. Por isso, a adesão dos responsáveis à campanha de vacinação em nosso município é fundamental para que nossas crianças não sejam vítimas de doenças, muitas delas sob controle epidemiológico ou já erradicadas”, disse a secretária de Educação, Dinah Zekcer, que é também advogada e pedagoga. Os responsáveis pelos menores deverão procurar os locais munidos de documento com foto da criança e carteira de vacinação.
O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.
De acordo com o último levantamento da Secretaria de Saúde, os bairros com menor índice de imunização são: Jardim Cipreste, com cobertura de 11,16% da população estimada, na imunização de ambas doenças; Vila Palmares, com índice de vacinação contra poliomielite de 32,60% e contra sarampo de 33,05%; em terceiro lugar, o bairro Paraíso, com 32,25% da população estimada já imunizada contra paralisia infantil e apenas 35,25% contra sarampo.
Vacinação dia 12/09/18 – Quarta-feira
- Recreio da Borda:
Creche Professora Nanci Andreoli
- Guariba, 641 – Recreio da Borda do Campo
Horário: 11h às 13h (horário de saída e entrada das crianças na creche)
- US Paraíso:
Manhã – 9h às 11h
Paróquia Jesus Bom Pastor – Rua Felício Pedroso, 201 – Jd. Bom Pastor
Tarde – 14h às 16h
Capela São Vicente de Paulo – Jd. Cristiane – Rua Rangel Pestana, s/nº
- US Centreville:
Manhã e tarde – 9h às 16h
Emeif Arquiteto Estêvão de Faria Ribeiro
Rua Luiz Gomes Pain, s/n – Jardim Marek
- US Palmares:
Manhã e tarde – 9h às 16h
Centro Comunitário da Sacadura Cabral
Rua Luís de Camões s/n – Sacadura Cabral
Vacinação dia: 13/09/18 – Quinta-feira
- As USF Parque Andreense e USF Paranapiacaba irão utilizar como estratégia a vacinação casa a casa. A estratégia será utilizada devido a grande distância entre um domicílio e outro. A equipe já mapeou as crianças faltosas.
- USF Jardim Cipreste:
Manhã- 9h às 11h
Garagem do Beto – Rua Antonio Fagundes, 110 Jd Cipreste
Tarde – 14h às 16h
Garagem do Noé – Rua Cambucá, 157 Jd Cipreste.