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    Santo André

    Educação de Santo André reforça estratégias de busca ativa escolar

    Por meio do programa Nenhum a Menos, cerca de 86% dos casos de evasão retornaram à frequência regular
    ABC AGORABy ABC AGORA06/11/20234 Mins Read
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    Educação de Santo André reforça estratégias de busca ativa escolar
    Educação de Santo André reforça estratégias de busca ativa escolar - Foto: Alex Cavanha/PSA
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    Identificar, de maneira ainda mais precoce, o risco de abandono dos estudos por parte de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino. É com essa proposta que a Secretaria de Educação de Santo André avança cada vez mais com os resultados do programa Nenhum a Menos.

    “Neste ano adotamos o combate à infrequência escolar para evitar o abandono dos alunos nas escolas. Os números apresentados estão extremamente positivos, cerca de 86% das crianças retornaram à sala de aula, afastando o risco da evasão escolar. Lugar de criança é na escola”, comemora o secretário de Educação, Almir Cicote.

    No primeiro semestre de 2023, de todo levantamento de alunos que apresentavam quadro de instabilidade na frequência escolar, com anotação de ausência injustificada e que necessitaram de intervenção do programa, cerca de 86% dos casos retornaram à frequência regular. 

    Neste cenário, 5% dos alunos ainda não retornaram à frequência regular, porém, foram identificados e estão sendo acompanhados pelas equipes do programa. Nesta fração estão incluídos alunos com problemas de saúde e afastados por orientação médica. 

    Foi constatado ainda que 4% da demanda se tratava de alunos que foram matriculados em outras instituições (rede estadual, rede particular ou escolas de outras regiões). Por fim, 5% da demanda foi encaminhada à Busca Ativa Escolar, para que sejam identificadas as razões da evasão e implementadas ações para o retorno e permanência do aluno na escola.

    “Se identificamos três faltas na semana, já acionamos um sinal de alerta, tendo em vista que a tolerância máxima é de cinco faltas no mês. A partir daí entramos em contato com as famílias de diversas formas, incluindo as ações com as assistentes sociais neste processo. O importante é garantir o direito de aprender de nossos alunos, além da convivência escolar”, destaca a assistente social Suelen Aparecida dos Santos Miotto.

    O programa Nenhum a Menos, que tem como objetivo monitorar a infrequência escolar e identificar casos de violação de direitos de alunos da rede municipal de ensino, conta com a atuação de 33 assistentes sociais. Estas profissionais, em casos de evasão, seguem em busca do aluno, identificando os motivos que levaram o estudante a evadir ou abandonar a escola. 

    Para o desenvolvimento do programa, a Secretaria de Educação de Santo André conta com a “Plataforma da Busca Ativa Escolar”, que consiste em uma ferramenta tecnológica de apoio às unidades no enfrentamento da exclusão escolar, permitindo armazenar dados e registros necessários. 

    Mais do que isso, a direção das unidades de ensino tem se antecipado a esses recursos para conseguir identificar a falta dos alunos ainda mais cedo. 

    Na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Miguel Sanchez Ruiz, no bairro Cidade São Jorge, por exemplo, um dos alunos desempenha um importante papel no auxílio à coordenação da unidade de ensino. Aos 9 anos, Antonio Rodrigues da Silva Ferro é conselheiro na escola e visita diariamente as salas de aula para contabilizar os alunos presentes e os faltantes. Logo na sequência, após tabular os dados, anuncia através de um microfone a turma de maior e menor frequência.

    “Para aprender é preciso vir para a escola. Se faltar por qualquer motivo, cada dia é uma nova oportunidade para estar na escola e aprender. Tudo isso é muito importante para o nosso futuro”, pontua o simpático e dedicado aluno Antonio. 

    Para Maria Aparecida Silva Lima de Souza, mãe do aluno Samuel, o programa Nenhum a Menos faz a diferença na vida de muitas famílias. “Meu filho, Samuel, tem 10 anos e estuda na Emeief Miguel Sanchez Ruiz. Aqui eu encontrei muito apoio e direcionamentos importantes para a vida escolar dele, que tem suspeita de autismo. Todos os colegas e profissionais o respeitam bastante, por isso ele faz questão de frequentar a escola”, elogia.


    ____________________

    Fonte: PMSA | Texto: Caroline Terzi/PMSA

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