Hiperrealidade
Condição em que o que é real e o que é ficção é tão perfeitamente misturado ao ponto de ser impossível saber onde um começa e outro termina. O termo nasceu na União Soviética que, em sua decadência econômica nos anos 80, ainda possuía propaganda positiva sobre o sistema, deixando confusos os moradores. Hoje em dia o conceito é aplicado de propaganda política do Trump até a relação com a “bolha” nas redes sociais.
“A sunny place for shady people…”
Para edição N46 do São Paulo Fashion Week, a Cotton Project faz um paralelo entre o documentário Hypernormalisation, de Adam Curtis e o atual cenário em que vivemos. Pelo olhar de Rafael Varandas, a grife explora o conceito em que é impossível decodificar o que é real e o que é ficção, em um mundo aonde tudo é tão perfeitamente misturado, que não é possível saber onde um começa e o outro termina.
O ponto de partida da coleção é feita pelo estereótipo do turista de veraneio ao redor do mundo, tendo seu start na década de 60, no Hotel Du Cap, na Riviera Francesa até os dias de hoje. A estação carrega uma rica bagagem de códigos aspiracionais e hedonistas, mas também esconde um lado sombrio, de obscuridades sociais à problemática do lixo.
Pela primeira vez, a grife desfila uma coleção feminina, que é além da versão masculina, que tem o sportswear em seu DNA. A Cotton Project para as mulheres, aposta na auto expressão, criatividade, dedicação e no senso de comunidade, mood que já faz parte da turma de mulheres que hoje, representam 30% dos clientes da marca.
Colabs Cotton Project
Cotton Project x LOUIE
A segunda parceria entre as duas grifes, agora para o Verão 2019, segue o tema do desfile, a hiperrealidade do verão, e aposta no mocassim. Costurado à mão e feito com couro, a peça virá em três cores: todo preto, camurça avelã e branco; todos em matéria-prima natural.
Cotton Project x Visionari
Duas marcas independentes e de design autoral, Cotton Project e Visionari se unem nesta edição do SPFW na curadoria dos óculos de sol que definem a Hiperrealidade do Verão. Da imagem de glamour da estação, consolidada na Rivera Francesa na metade do século passado, até a relação conturbada com o turismo nos dias de hoje; as duas marcas trazem modelos que descrevem esta relação de realidade e ficção do Verão. A seleção passa por modelos “gatinho”, representados pelos óculos Isabela, Pamela e Marianne; até modelos mais contemporâneos, representado pelos modelos Vinyl e Wooster Ace. Todos da marca Illesteva.
Cotton Project x Bento Store
A Hiperrealidade do Verão mostra a relação entre os dois lados da estação. Do lado real, um dos maiores problemas gira em torno do lixo gerado, em especial do plástico. Com foco na redução do consumo de garrafas plásticas, a Cotton Project se une a Bento Store para customizar uma garrafa térmica, a Bento GO! que mantém as bebidas geladas por 24 horas e as quentes por até 12 horas, uma alternativa para hidratação diária sem a geração de lixo. Um mosquetão permite a fixação da garrafa em bolsas e calças.
Cotton Project x Sprint Têxtil
A Sprint Têxtil trouxe inovadoras soluções em estamparia digital para o verão da Cotton Project, com quatro estampas em diversas bases, que darão origem de camisas a calças, tanto para a linha masculina quanto feminina
Cotton Project x Beauté
A beleza, assinada pelo beauty artist Dindi Hojah segue o mood da coleção, trazendo uma referência fresh e atemporal, com make by Klasmē, e cabelo com produtos da Lowell Cosméticos.
@cottonproject