Close Menu
    What's Hot

    Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

    20/10/2025

    Santo André abre inscrições para cursos de capacitação em parceria com a Fapetec

    20/10/2025

    São Bernardo é palco do lançamento do Programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego

    20/10/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Saúde - Campanha de doação de medula óssea em Santo André bate recorde com 243 doadores
    Saúde

    Campanha de doação de medula óssea em Santo André bate recorde com 243 doadores

    Parceria da FUABC-FMABC com a Santa Casa de SP contou com participação do secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior
    ABC AGORABy ABC AGORA06/03/20244 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Campanha de doação de medula óssea em Santo André bate recorde com 243 doadores
    Foto: Marcia Tardeli e Rosangela Carvalho, da Santa Casa de São Paulo, com o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior, o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, e o Diretor da FUABC, Décio Prates Júnior.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Fundação do ABC e o Centro Universitário FMABC organizaram nesta quarta-feira (6 de março), das 8h às 14h, a primeira campanha para cadastro de doadores de medula óssea das entidades. A ação ocorreu em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, uma das poucas instituições habilitadas a realizar o cadastro de interessados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ao todo foram 243 novos doadores cadastrados. Até então, a maior campanha do gênero realizada junto à Santa Casa havia registrado 200 doadores.

    Colaboradores que atuam no campus universitário, alunos, docentes, médicos residentes, público externo e demais interessados compareceram em massa à corrente do bem, que também contou com a participação do secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior.

    Além da parceria com a Santa Casa de São Paulo, a primeira campanha de doação de medula da FUABC-FMABC contou com apoio da Casa Ronald McDonald ABC, do Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico do ABC (Grato-ABC), da Unidade de Apoio Administrativo da FUABC e do Insanos Moto Clube.

    “Estamos felizes em conseguir trazer para o ABC uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. Hoje os interessados precisam se deslocar até o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo ou ao Hospital São Paulo da Unifesp, ambos na Capital. Nossa meta era de pelo menos 100 novos cadastros para o REDOME e alcançamos mais do que o dobro. Agradeço a toda a comunidade acadêmica, que se mobilizou e participou ativamente dessa iniciativa tão importante”, comemora o vice-Reitor da FMABC, Dr. Fernando Fonseca.

    “Agradeço a FUABC, a FMABC e a Casa Ronald ABC por essa belíssima campanha, em que batemos o recorde com 243 cadastros de doadores de medula óssea. Estão todos de parabéns. Essa participação está contribuindo com um ato extremamente nobre, que é aumentar as possibilidades de pacientes com leucemia e outros tipos de cânceres de terem uma chance de cura através do transplante de medula óssea”, declarou Dr. Denys Fujimoto, médico hematologista da Santa Casa de São Paulo.

    A parceria entre FUABC-FMABC e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foi possível graças ao intermédio da colaboradora da Unidade de Apoio Administrativo da Fundação do ABC, Roberta dos Santos Pinto, que há cerca de 20 anos curou-se de um câncer, um linfoma de Hodgkin, e desde então mantém contato com obras sociais, ONGs e hospitais ligados à causa.

    “Eu conhecia o trabalho da Santa Casa e pensei que seria bastante relevante desenvolvermos esse tipo de campanha aqui no ABC. Fico muito feliz que as tratativas deram certo. Foi uma linda campanha, em favor de muitos pacientes que aguardam por um doador de medula compatível”, acrescenta Roberta.

    Além da campanha para cadastramento de doadores de medula óssea, FUABC e FMABC também organizaram um evento de sensibilização para alunos, colaboradores e demais interessados. No dia 28 de fevereiro, Reinaldo Gomes, presidente da ONG Instituto Augusto Abou na Luta contra o Câncer, esteve no campus universitário para uma palestra de esclarecimento sobre a importância da doação de medula óssea.

    ATO DE AMOR

    Para se tornar um doador voluntário de medula óssea é preciso ir ao hemocentro mais próximo habilitado no REDOME (confira a lista dos locais em https://redome.inca.gov.br) e coletar no braço uma pequena amostra de 10 ml de sangue para o exame de tipagem conhecido como HLA. Basta ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e apresentar documento de identificação oficial com foto. O procedimento de coleta dura poucos minutos, mas pode salvar muitas vidas! Os candidatos a doação permanecem no cadastro nacional até completarem 60 anos e podem ser contatados em caso de um paciente compatível precisar da doação.

    Conforme detalhado pelo REDOME, o transplante de medula óssea é um tratamento indicado para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico, entre as quais leucemias, linfomas e anemias graves. O procedimento é rápido, como uma transfusão de sangue, e dura em média duas horas. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

    O paciente, depois de se submeter a um tratamento que destruirá a sua própria medula, receberá as células da medula sadia de um doador. Estas células, após serem coletadas do doador, são acondicionadas em uma bolsa de criopreservação de medula óssea, congeladas e transportadas em condições especiais até o local onde acontecerá o transplante.

    _________________
    Fonte: Comunicação Fundação do ABC

    ATO DE AMOR Cadastro Campanha doação de medula óssea doadores Fundação do ABC Instituto Nacional de Câncer (INCA) Medula óssea Santa Casa de São Paulo Santo André
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Santo André abre inscrições para cursos de capacitação em parceria com a Fapetec

    20/10/2025

    Santo André inicia consulta pública para construir política de agricultura urbana

    20/10/2025

    “Vacina virtual” ganha força: Gilvan enaltece Agentes Comunitários de Saúde e inovação nas 34 UBSs

    18/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

    ABC AGORA20/10/2025

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (20) que o Programa Reforma Casa…

    Santo André abre inscrições para cursos de capacitação em parceria com a Fapetec

    20/10/2025

    São Bernardo é palco do lançamento do Programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego

    20/10/2025

    Petrobras obtém licença e inicia perfuração exploratória no bloco FZA-M-059

    20/10/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.