Município apresentou evolução de 39,9 % em seu desempenho em relação ao a 2017
A Estância Turística de Ribeirão Pires apresentou evolução em seu desempenho no Programa Município Verde Azul, do governo estadual. No final da última semana, os municípios paulistas – 645 no total, conheceram suas posições no ranking que avalia ações de preservação ambiental. Ribeirão Pires apresentou evolução de 39,9 %.
O programa iniciado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, em 2007, premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental. A pontuação vai de zero a 100. A cidade ribeirão-pirense ficou com a 189ºª colocação, com a nota 39,98, superando a colocação do ano passado – 274ª posição, com 28,58 pontos.
Dez diretivas são avaliadas pelo programa: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Em 2018, a Secretaria de Meio Ambiente do município implantou diversas ações que resultaram na evolução: inspeção veicular em frota municipal e nos veículos de transporte coletivo, coleta seletiva nos bairros, ações efetivas de educação ambiental com a participação das escolas municipais, plantio de espécies nativas e, ainda, a cidade possui um Conselho de Defesa de Meio Ambiente atuante.
“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais o desempenho de Ribeirão Pires em cada uma das diretivas do programa. Quero destacar o empenho e as ações integradas com outras secretarias que têm contribuído para implantação de ações de políticas ambientais”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isídio.