O secretário nacional da Segurança Pública, Mário Sarrubbo, elogiou o programa ABC+Seguro, desenvolvido pelo Consórcio ABC, durante visita realizada à entidade nesta semana. Lançada em maio de 2025, a iniciativa tem como foco a integração e o fortalecimento das Guardas Civis Municipais (GCMs) da região do Grande ABC.
Desde o lançamento do programa, as GCMs dos municípios consorciados passaram a ter permissão para atuar de forma conjunta em territórios vizinhos, ampliando a cooperação operacional entre as cidades, a troca de informações e a capacidade de resposta integrada no enfrentamento à criminalidade.
>>maios notícias: Cidades
Durante o encontro, Sarrubbo destacou que a experiência do Grande ABC materializa os princípios do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), ao promover a atuação articulada entre diferentes forças e entes federativos. Segundo ele, esse modelo é essencial diante de um cenário em que o crime organizado ultrapassa limites geográficos.
“Essa é uma realidade muito positiva e o grande objetivo do Sistema Único de Segurança Pública, que a gente possa atuar de forma integrada não só no Grande ABC, mas em todo o Brasil. É preciso que as forças de Segurança do Estado do Amazonas possam dialogar com o Rio Grande do Sul, por exemplo. O crime hoje é transnacional, não tem divisas e nem fronteiras. Então, é preciso quebrar essa barreira territorial. Parabéns ao Consórcio ABC”, afirmou o secretário.
O secretário nacional também reforçou a importância do fortalecimento da segurança pública no âmbito municipal e do papel estratégico das guardas civis para o cotidiano das cidades.
“Precisamos, a partir deste Consórcio, iniciar um processo de construção de fortalecimento da segurança municipal e de nossas guardas. Esse é o pedido que faço aos prefeitos e aos comandantes das GCMs: vamos, juntos, fortalecer nossos agentes municipais. Este é um papel comunitário e de força para aumento da sensação de segurança”, completou.
O ABC+Seguro integra o conjunto de ações regionais coordenadas pelo Consórcio ABC voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas consorciadas, com foco na cooperação entre municípios, uso racional de recursos e ampliação da segurança e da qualidade de vida da população do Grande ABC.
Dentro do programa, já foram realizadas assinatura de cooperação que permite ações integradas em municípios vizinhos, entrega de drones de última geração para reforço das operações das GCMs e agora o encaminhamento de 3,6 mil armas de menor potencial ofensivo (pistolas de choque e gás de pimenta).
___________
Fonte: Consórcio ABC

